2013/12/27

Um Transformador para Portáteis... que cabe no bolso

Se no caso dos carregadores para smartphones e tablets já temos modelos de tamanho super compacto que nos permitem levá-los para qualquer lado sem grandes incómodos, quando se tratam das fontes de alimentação para portáteis a coisa é um pouco mais complicada. Mas pode ser que em breve a coisa fique resolvida, se este carregador da FinSix se tornar realidade.



Este carregador da FinSix tem mais parecenças com um carregador compacto USB para smartphones do que com os "tijolos" que habitualmente acompanham os portáteis - sendo a única diferença o facto de ser ligeiramente mais esticado que um carregador USB (mas continuando a ocupar apenas o espaço de uma tomada sem interferir com outros equipamentos que possam estar em tomadas adjacentes). Este FinSix tem uma potência de 65W que deverá ser suficiente para a maioria dos portáteis (o carregador de um MacBook Air é de apenas 45W), e para além disso inclui ainda uma porta USB de 2.1A que poderá ser usada para carregar um tablet ou smartphone.

É o verdadeiro carregador multi-usos para todo o serviço. Só falta saber o preço, e esperar que se torne realidade (coisa que está prometida para meados de 2014). Arrisco-me a dizer que se tiver um preço abaixo dos 99€ se poderá tornar num grande sucesso - especialmente quando comparado com um MagSafe 2 que só por si custa 79€.

... Falta também saber como é que eles vão lidar com toda a diversidade de fichas que existem nos portáteis (algo que também seria importante normalizar, como a UE quer fazer.)

1 comentário:

  1. Uma das coisas que gosto na Toshiba é que faz anos que tem a mesma ficha e usa um cabo Europlug que é das coisas que tenho lá aos pontapés em casa.

    Não sei onde li no outro dia que a tentativa de fazer um carregador universal não está a ser conseguida.

    ResponderEliminar