2013/12/11

Videos de jogos no YouTube alvo de Copyright


Há cada vez mais pessoas a virarem-se para a internet para ganharem dinheiro, e para muitas pessoas, isso tem sido feito à custa de vídeos no YouTube e da correspondente publicidade no AdSense do Google. Mas, se já todos sabem que não podem/devem usar músicas ou filmes sob pena de verem os seus vídeos removidos (ou pelo menos, sem que possam ganhar dinheiro com eles)... agora a coisa está a alastrar-se para os vídeos que mostram jogos de computador.


Não faltam casos de pessoas que se sentem completamente desprezadas pelo Google, quando - depois de já estarem a ganhar um bom dinheiro à custa da publicidade - são expulsos do programa de AdSense com justificações como: "o nosso sistema detectou cliques fraudulentos"... e adeus. E sim, isto significa que qualquer pessoa pode causar problemas a qualquer site que use AdSense, bastando para isso começar a clicar desenfreadamente em toda a publicidade que lá tiver, de forma a despoletar estes "alarmes".

Mas no caso destes vídeos de jogos no YouTube, a coisa torna-se mais complicada de detectar... Há casos em que as queixas estão a ser feitas devido ao jogos em si; mas noutros casos continuam a ser relativas às músicas que são usadas pelos próprios jogos. De uma forma ou de outra, a coisa vai dar ao mesmo: quem quiser fazer vida à custa de reviews de jogos no YouTube, é melhor entrar em contacto com os seus produtores e pedir uma autorização por escrito para direitos de utilização da imagem e som.

Considerando que nas novas consolas da Sony e Microsoft, a gravação e partilha de vídeo é algo que está incluído no sistema de raiz, vai ser interessante ver se esta funcionalidade não se irá "afundar" devido a esta questão dos copyrights - e mais ainda, ver como é que isso poderá afectar as transmissões em directo dos jogos, coisa que também se pode fazer.

Já sabemos que a questão dos copyrights é algo que deveria ser revisto e repensado para ter em consideração a nova realidade digital, mas neste caso dos videojogos... quem acham que tem razão? Deverão os jogadores ter o direito de poderem gravar e usar os vídeos dos jogos como muito bem entenderem? Ou será que não?

13 comentários:

  1. Eu acho que os jogadores têm o direito de poderem gravar e usar os vídeos dos jogos como muito bem entenderem! Os jogos não andam nada baratos, a partir do momento em que os compramos, devemos fazer o que quisermos!

    ResponderEliminar
  2. Pelo o que andei lendo, ouvindo e assistindo (no próprio You Tube aliás) foi uma acção preventiva do site e não uma queixa colectiva das empresas detentoras dos direitos que levou a essa onda de "flags". Inclusive algumas produtoras de jogos (a Namco Bandai por exemplo) já se disponibilizaram para autorizar conteúdos de sua propriedade que tenham originado "flags" por parte do You Tube. Com excepção da Nintendo, as grandes empresas de jogos fazem "vista grossa" ao gameplay no You Tube, pois é publicidade gratuita ao seus produtos, o inverso do que ocorre nas indústria de cinema e música. Isso tanto é verdade que as consolas da nova geração já possuem de raiz o recurso à partilha de gameplay. Portanto é algo mais direccionado ao uso partes de filmes e/ou músicas em vídeos.

    ResponderEliminar
  3. A Codemasters já veio a público (Twitter) informar que não há problema em publicar vídeos com conteúdo deles.

    ResponderEliminar
  4. Hmm, ora aqui está uma notícia que induz um pouco a erro realmente. Nenhuma produtora de jogos quer limitar o uso dos conteúdos por si creados no youtube, é bem ao contrário. Quanto mais gameplay, mais publicidade, mais dinheiro. O problema prende-se, COMO É COSTUME e como o Carlos mencionou, com a utilização de música em vídeos, para dar mais interesse aos ditos cujos, sem compensar os autores.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem... na verdade não, e posso comprová-lo pessoalmente; pois já tive um vídeo "com queixa de copyright" devido aos jogos que eram mostrados (e não era a questão de áudio, pois estava com uma música original por cima).

      Daí que a questão permanece; mesmo que muitos editores actuais estejam a dizer que não têm problemas com isso... convinha que ficasse bem claro que não os irão causar no futuro.

      Eliminar
  5. Ha empresas como por ex a Capcom que deu me algumas flags em Resident Evil 6... e que ganharam com isso? Nao fiz mais videos do jogo,,, melhor publidade e mais barata para eles sao mesmo os Youtubers!

    Depois as musicas... mesmo as vezes as Free, por terem acordes identicos, levam flag... estupido.


    Sei de um caso, onde a jogar, uma Youtuber deu um gripo... e levou flag. Havia X filme com o "mesmo audio"... parece mentira por ser estupido, mas nao, acreditem! (Caso resolvido quando uma pessoa em vez de uma maquina do YT foi escutar o video em questao.

    ResponderEliminar
  6. Os dois maiores cancros da tecnologia actual: copyright e patentes. Juntos já davam um bom filme!

    ResponderEliminar
  7. em breve será assim: "para continuar a ver este conteúdo tem que adquirir uma conta premium"

    e pronto todos fazem mais dinheiro e quem perde é como sempre o consumidor... o Youtube vai virar uma operadora de TV por Internet, ninguém me tira esta ideia

    ResponderEliminar
  8. as pessoas que partilham reviews, gameplays, na sua grande maioria são pessoas que não pretendem ganhar nada com isso, apenas partilhar algo com a comunidade..

    ResponderEliminar
  9. Tenho um canal de jogos reais de futebol mas tenho sempre o problema dos direitos de autor apesar de nao removerem o video colocam publicidade neles e quem ganha e o youtube!. :( Como faço para resolver isso? sera que com alguma networks posso monitizar meus videos?

    Obrigado

    ResponderEliminar
  10. Todas as minhas game plays receberam flag porque em algum momento vai rolar uma trilha sonora no jogo. Aí é flag.

    ResponderEliminar