2014/01/24

Apple prepara iPhones de maiores dimensões?


Os rumores sobre os futuros iPhones têm andado surpreendentemente calmos, e talvez por isso alguém decidiu reacender a ideia de que a Apple irá lançar iPhones de maiores dimensões na segunda metade do ano.



Segundo estes rumores, a Apple estará a preparar dois modelos, um com ecrã de pelo menos 4.5", e outro com ecrã superior a 5"; sendo que em ambos os casos teremos uma caixa em metal, sendo abandonada a "experiência" feita com o actual 5c em material plástico.

Como sempre, todas as considerações são válidas, tanto a favor como contra esta opção. Por um lado, há muitas pessoas que depois de terem experimentado equipamentos de 5" e maiores não se imaginam a voltar a utilizar um smartphone que tenha um ecrã "reduzido" de 4" como os actuais iPhones. Temos também o caso da Apple já ter quebrado as suas promessas - por várias vezes - no que diz respeito aos tamanhos de ecrã ideais: tanto no caso do iPhone, quando o esticou de 3.5" para 4"; como depois no iPad mini.

Como ainda ontem vimos, é possível fazer um equipamento com um ecrã de 4.5" num formato que mantém as dimensões exteriores de um iPhone 5, o que seria uma boa opção para agradar a todos. Mas no caso de um maxiPhone de maiores dimensões, para se situar entre esse modelo e o iPad mini, será também necessário ter em conta a resolução do ecrã... pois ficaremos num ponto em que a actual resolução dos iPhones será "reduzida", mas utilizar a resolução dos iPads poderá não ser ainda tecnicamente viável (embora, por outro lado temos cada vez mais fabricantes a anunciar ecrãs de 2560x1440 para os seus phablets que estão para chegar nos próximos meses).

Mais uma vez... teremos que esperar até que os primeiros leaks fidedignos comecem a surgir, e isso será coisa que provavelmente só irá acontecer a partir de Junho/Julho quando as decisões para se dar início à produção ficarem finalizadas.

3 comentários:

  1. Jobs morreu e levou a inovação com ele. Apple segue como um carneiro o UI do android e como o mercado quer phablets, o pessoal da maça não têm ideias melhores, cedem à pressão e vão atrás.
    http://www.geekculture.com/joyoftech/joyimages/1953.gif

    ResponderEliminar
  2. Nenhuma empresa pode ignorar o que o mercado quer. Poucas empresas se podem dar ao luxo de "criar" o mercado (como a apple fez com o iPod e mais tarde com o iPhone). Antes da apple houve a Sony e que, contudo, já esteve várias vezes tecnicamente na falência (tal como a apple). Como todos sabem, em mercados extremamente competitivos como é o da eletrónica de consumo, parar de inovar (a ´copia' também pode ser inovação) é morrer.

    Por mim saúdo a chegada dos ecrans maiores. Os phablets são um exagero, assumo, e só não comprei um iPhone porque o tamanho não se ajusta ao que pretendo (para mais, o racio W/H é estranho). Se quiser portabilidade e autonomia tenho o nokia 3310 que ainda deve funcionar. Como quase tudo na vida, temos de fazer opções e assumir compromissos. Daí que os chavões publicitários "No compromise" sejam tanto usados (enganosamente).

    ResponderEliminar
  3. Tirando os nhã, nhã, nhãs, conheço bastante gente, com iPhone, cuja vista já viu melhores dias, a começar por mim. Por isso, um ecrã maior terá certamente mercado.

    ResponderEliminar