2014/01/28

Chrome para iOS já tem compressão de dados e tradução


Eram funcionalidades já existentes na versão do Chrome para Android (e ainda há mais tempo na versão beta) mas agora chega a altura de também os utilizadores iOS poderem tirar partido da poupança de dados e da tradução de páginas em línguas que não dominem.



Com este novo Chrome para iOS, visitar uma página numa língua diferente faz surgir uma pequena barra inferior sugerindo que a traduzam para a vossa língua - tal como acontece com o Chrome desktop e Android. Poderão traduzir ou não, ou também dizer que nunca mais querem que esta pergunta vos apareça para determinada linguagem.

Mas talvez mais útil e interessante (para nós) é a compressão de dados que poderá ajudar a acelerar a navegação na internet e também poupar os preciosos dados mobile de que dispomos semanalmente ou mensalmente. O Google promete poupanças que poderão chegar aos 50%, mas esse valor irá depender bastante do tipo de utilização (e uma vez que não são comprimidas páginas https e estas agora já representam uma parte significativa dos serviços e sites na web... as poupanças poderão ser bem menores.)

Ainda assim, é sempre salutar ver este tipo de opções chegarem até nós. Muitas vezes recorria ao Opera Mini como forma de poupar alguns megabytes na navegação; e mesmo se o Chrome não parece ter uma compressão tão agressiva como o Opera, poderá ser o suficiente para que deixe de ter necessidade de um segundo (terceiro) browser instalado no smartphone.

Se têm um iOS e o Chrome instalado, não se esqueçam de ir aos settings->bandwidth management e activar a compressão de dados.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)