2014/01/16

DissidentX - Criador do BitTorrent quer esconder mensagens à vista de todos


Não será segredo para ninguém que, quanto mais se tenta suprimir algo, mais se incentiva a criação de novas formas alternativas mais difíceis de serem suprimidas: isso tanto é válido para a biologia, com os antibióticos e as super-bactérias; como para a pirataria de conteúdos digitais; como para aqueles que procuram comunicar de forma que escape à espionagem por terceiros.

É precisamente para este último grupo que Bram Cohen - criador do popular BitTorrent - está a preparar a sua mais recente criação, chamada DissidentX. Este DissidentX é uma ferramenta que permite não só encriptar mensagens... como escondê-las à vista de toda a gente.

A técnica não é nova, sendo que a esteganografia - técnica que permite escrever mensagens escondidas dentro de outros conteúdos - é usada há milhares de anos. Um exemplo básico desta técnica é escrever um texto aparentemente normal, mas onde as primeiras letras de cada frase criem uma nova mensagem. Claro que isso seria fácil de detectar, pelo que a esteganografia digital complica um pouco mais as coisas, usando mensagens elas próprias encriptadas, e em vez de as esconder num texto, podem ser escondidas em imagens, vídeos, músicas, ou em qualquer outro tipo de ficheiros digitais - o que torna absurdamente complicado tentar encontrá-las, a não ser que se saiba exactamente aquilo que se procura.

Estes dados podem ficar codificados em pequenas variações imperceptíveis numa imagem, que apenas são revelados para quem tiver a chave de descodificação adequada, e tratando-se de um tema sensível (este tipo de sistema é de particular relevância para quem estiver em situações em que uma mensagem poderá significar entre a vida e a morte, ou a liberdade e a prisão) é igualmente possível codificar múltiplas mensagens num mesmo conteúdo, incluindo mensagens falsas para usar em caso de emergência.

Assim se sob coação se for obrigado a revelar a "chave secreta", poderá dar-se a chave que dá apenas acesso a uma mensagem "falsificada" que possa satisfazer a curiosidade dos interrogadores mas sem revelar a verdadeira mensagem.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)