2014/01/08

FLIR lança câmara térmica FLIR One para iPhone


As câmaras dos smartphones têm evoluído bastante nos últimos anos, mas há sempre algo que poderiam fazer melhor. A FLIR é uma empresa de referência no campo da visão termográfica, e agora lança uma câmara térmica para iPhone a preço "aceitável".

As câmaras térmicas têm a particularidade de nos mostrar o mundo não nas cores que habitualmente vemos mas sim em função da temperatura das coisas. São usadas frequentemente em situações militares e de pesquisa e salvamento - permitindo ver pessoas e animais "iluminadas" mesmo na mais profunda escuridão - e também em ambientes industriais e até domésticos, para identificar potenciais problemas como infiltrações ou fugas de calor/frio. O grande problema é que este tipo de câmaras tem um custo exorbitante (as mais baratas costumam andar em torno dos 1000€)... mas é algo que poderá estar prestes a mudar com esta FLIR One.

A FLIR One foi concebida para o iPhone 5/5S, no qual encaixa como se fosse uma capa de protecção, e adiciona-lhe a capacidade de poder ver e gravar imagens térmicas... com um custo "acessível" (relativamente falando) de apenas $350 dólares.


Há uma particularidade interessante na FLIR One, que é o facto do sistema usar não uma, mas sim duas câmaras: a câmara térmica e uma câmara convencional. Isto permite resolver um dos "problemas" das câmaras térmicas, que é a de - por vezes - não se conseguir distinguir muito bem aquilo que se está a ver. Combinando as duas câmaras é possível ter uma visão "normal" com a imagem térmica a ficar sobreposta - para uma utilização mais cómoda (e com a vantagem adicional de disfarçar a pouca resolução do sensor térmico que aqui é usado).

É um sistema bem interessante que irá facilitar o acesso a esta tecnologia, sendo que a única condicionante por agora é o facto de se tratar de um produto feito à medida para o iPhone 5/5S - algo que limita o seu interesse considerando que eventualmente surgirá outro iPhone com outro design, para não falar das centenas de modelos Android existentes - e que por isso impede o seu uso "a longo prazo". Mas a FLIR está a trabalhar noutras versões deste sistema,  para smartphones Android, e que possivelmente permitirão uma utilização mais "genérica" com todo o tipo de equipamentos.


1 comentário:

  1. Pois, era interessante terem uma opção do genero das mini-camaras externas da Sony QX-10 e QX-100 que funcionam com iPhones e Androids via wifi... pode ser a a próxima versão seja assim e ainda tenha um sensor termico com resolução 4k para se poder fazer um bocadinho de zoom digital :P

    ResponderEliminar