2014/01/28

Google vai descontinuar linha Nexus em 2015?


Os rumores valem o que valem, mas há quem diga que os fãs dos Nexus terão que aproveitar ao máximo este ano de 2014, pois será o último ano em que teremos equipamentos Nexus directamente do Google.

Segundo estes rumores, em 2015 deixará de haver equipamentos Nexus passando a experiência de Androids "puros" a estar disponível nas versões de equipamentos Google Play Edition feitos pelos vários fabricantes - algo que já acontece neste momento, e que poderá ser o prenúncio dessa intenção. Mesmo tratando-se apenas de um rumor, é algo que faria todo o sentido - não só como forma do Google se distanciar de fazer concorrência directa aos seus parceiros (embora sendo detentor da Motorola, isso nunca deixará de acontecer totalmente), como de colocar todos eles em igualdade de circunstâncias em vez de escolher um "favorito" a cada ano para a produção de um Nexus.

Por outro lado, a plataforma Android atingiu também uma maturidade onde a existência de equipamentos de referência para impulsionar o desenvolvimento já não se torna tão necessária como noutros tempos, e se os diversos fabricantes derem aos clientes finais a opção de escolherem entre modelos com versões Android personalizadas por eles ou Androids puros tal como o Google disponibiliza... acaba por deixar de haver razões de queixa: cada um escolherá o que achar melhor.

Mas mesmo assim espero que este rumor não se venha a concretizar, e que a linha Nexus continue a existir por muitos e longos anos - e principalmente, com os seus preços altamente competitivos.

15 comentários:

  1. Isto é muito mau...
    Acabando a lina Nexus.. acabam os smartphones de topo a preços competitivos...
    E vamos começar a pagar os balurdios que as marcas pedem por equipamentos de topo...
    Espero que este rumor não passe mesmo disso... um rumor...

    ResponderEliminar
  2. Se terminar a linha Nexus... volto ao iPhone...

    ResponderEliminar
  3. Comprei um tablet e um smartphone chines com marca espanhola neste natal e só posso dizer, esqueçam a linha nexus, actualiza mais e melhor e é puro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boas, por acaso a marca é a BQ ?
      Tenho estado tentado a trocar o Samsung S3 Mini pelo BQ Aquaris 5 HD....

      Eliminar
    2. Lol nem pensar... os melhores developers estão todos nos nexus... para mim nada melhor que isso é uma benção esta comunidade, espero que não acabe.

      Eliminar
    3. @Helder
      Certo :)

      @Rui
      Como disse actualizações mais recentes que o nexus.

      Eliminar
    4. Nuno, nem sei como podes dizer isso, sou detentor de um BQ Edison 2 e de um BQ Aquaris 4.5 e não vejo a hora de me poder desfazer deles! Vale bem a diferença de preço do 5HD para o nexus 4/5.

      Eliminar
    5. José, eu ofereci-os e claro tenho brincado com eles, desde o natal já actualizaram 3 vezes!!!! E mexem super bem.

      Eliminar
    6. Atualizaram o quê? Só se for bugs existentes, pois a versão do android tá quieto!
      4.1.1 e não passa disto...
      FC e freezes é o que há mais...
      Em relação a estes dispositivos "chinoEuropeus" pode-se dizer uma coisa, relação preço/performance é das melhores, sem duvida, agora nem sequer me venhas comparar com nexus...

      Eliminar
    7. BQ??
      Deixa-te disso. Nunca mais saem da versão que trazem.
      Se quiseres, tenho um tablet para vender.

      Eliminar
  4. Faz todo o sentido que as actualizações sejam feitas pela Google e o fabricante seja transparente a esse facto.

    A única vantagem dos Nexus era o bang for the buck, de resto o suporte deveria ser o mesmo em pelo menos todos os outros terminais de média/alta gama.

    ResponderEliminar
  5. Para mim é Nexus ou iPhone!!

    ResponderEliminar
  6. Independentemente dos diversos fabricantes passarem a disponibilizar versões Google Play Edition (que eu acho bem) espero sinceramente que isto não passe de um rumor, caso contrário nunca mais voltamos a ter a hipótese de comprar um topo de gama a preço competitivo :(

    ResponderEliminar
  7. Não acredito, principalmente depois do sucesso de vendas do último nexus 5, é para além disso a Google vai precisar sempre de alguém que teste os novos sistemas operativos antes de os lançar para os restantes fabricantes.

    ResponderEliminar
  8. Bem, se acabar a linha Nexus, irá dar uma enorme vantagem à startup OnePlus. Eles estão a criar uma linha para competir com os Nexus.

    ResponderEliminar