2014/01/10

Receitas mais populares do IFTTT em 2013


Não são receitas que nos façam dar um salto à cozinha, mas são igualmente apetecíveis. O IFTTT é um serviço que permite a qualquer pessoa automatizar tarefas repetitivas ou eventos na internet, sem necessidade de perceber "nada" de programação. Agora, é tempo de ficarmos a conhecer quais foram as receitas mais utilizadas em 2013.


A receita mais utilizada de 2013 foi uma que automaticamente envia um tweet se publicarem algo com um link no vosso Facebook. Em segundo lugar temos uma que grava automaticamente no pocket os artigos marcados para leitura no Feedly; e em terceiro lugar temos uma receita que diariamente envia uma receita recomendada do IFTTT para o vosso email.

Noutras categorias temos outras coisas igualmente interessantes. Por exemplo, para iOS temos as seguintes receitas populares: enviar por email todas as novas fotos que tirarem com o iPhone/iPad; fazer backups dos contactos para uma folha de cálculo do Google; gravar as fotos para o Dropbox.


Mas as coisas não se ficam por aqui: temos também a receita que envia uma mensagem directa para alguém sempre que estiverem a chegar a casa; uma que muda a cor das luzes Philips Hue se começar a chover; ligar e desligar luzes usando a Siri ; receber um email quando um artigo de tecnologia no NYT se tornar popular; etc. etc. Nada como darem uma olhada nas imensas receitas disponíveis, que certamente vos vão inspirar a adoptar algumas para pouparem tempo (nem que seja algo tão simples como, mudar a foto de perfil no Twitter quando a alteram no Facebook.)


Com a chegada de mais equipamentos ligados à internet, como as lâmpadas Philips Hue ou os módulos de tomada WeMo da Belkin, as suas capacidades começam até a dar o salto do mundo digital para o mundo real. E extrapolando para todo o tipo de electrodomésticos inteligentes, não será difícil podermos ter coisas como: se a temperatura no frigorífico subir acima de um certo limite, enviar-me um alerta; se sairmos de casa, apagar as luzes; etc. Sendo que o ponto fulcral é a simplicidade de utilização que faz com que este IFTTT seja acessível a qualquer pessoa sem necessidade de conhecimentos técnicos. (Não me admiraria nada se daqui por algum tempo o IFTTT vier a tornar-se em mais uma daquelas compras "bilionárias" por parte de um gigante da indústria...)

2 comentários:

  1. E como fica a segurança das nossas passwords?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos que tenho activado utilizam Oauth, pelo que nunca lhes dás as passwords.

      Eliminar