Muitas vezes se diz que "o tamanho não importa", mas quando se está a falar de impressoras 3D isso será seguramente posto em causa. Idealmente, deveríamos ter impressoras 3D de tamanho suficiente para nos construírem casas e automóveis, mas por enquanto vamos ter que nos contentar com uma que é capaz de imprimir peças de mobiliário.
A BigRep ONE é uma impressora 3D em tudo idêntica às que tão bem conhecemos, com a pequena - ou melhor dizendo: grande - particularidade de ser maior... bem maior. Ora vejamos, uma MakerBot Replicator 2, já expandida em relação ao modelo original, oferece um volume de impressão de 285x153x155mm. Esta BigRep ONE oferece um volume de impressão de 1000x1147x1188mm! Ou seja, é suficiente para criar um volume de mais de um metro cúbico!
Com um preço de $39,000 dólares, podemos dizer que o seu preço foge completamente da escala das impressoras 3D de baixo-custo. Mas sabendo-se que haverá situações onde a possibilidade de criar um objecto feito à medida tem um valor "incalculável", e quando isso estiver em conflito com o volume que as impressoras 3D mais compactas permitem criar... é bom saber que temos soluções à disposição (mesmo quando pesam 200Kg e onde a plataforma aquecida por si só pesa 40Kg!)
Se tivessem acesso a uma impressora destas, qual seria o primeiro objecto "volumoso" que imprimiriam?
Já existe maneira de arranjar impressoras 3D e consumíveis respectivos cá em Portugal?
ResponderEliminarAquela impressora 3D nacional até está à venda na Worten:
ResponderEliminarhttp://abertoatedemadrugada.com/2013/10/noticias-do-dia_22.html
2000€... Ainda é um brinquedo bastante caro.
Eliminar