2014/03/08

Apple não desbloqueia acesso a iPad herdado


Já por várias vezes temos abordado a questão inevitável do que acontece aos bens e serviços digitais após a morte do utilizador, e hoje trago-vos mais um caso a que ninguém ficará indiferente. Uma mãe deixou o seu iPad em testamento para os seus filhos, mas agora que morreu, os seus filhos não têm como lhe aceder devido aos sistemas de protecção da Apple.



Após a morte da sua mãe, os filhos depararam-se com a situação de não saberem qual a password da sua mãe para aceder à sua conta da Apple ou ao iPad. Quando contactaram a Apple, foi-lhes pedido que apresentassem consentimento escrito da mãe para que o dispositivo fosse desbloqueado. Estando morta, era obviamente impossível.

A Apple insiste em que sejam fornecidas provas de que o novo dono terá o legítimo direito ao iPad e seus conteúdos, mas mesmo depois de lhes enviarem o certificado de óbito, testamento e carta do solicitador, a empresa diz que isso não é suficiente. Agora, estão a pedir uma ordem do tribunal que prove que a sua mãe era a dona do iPad e respectiva conta do iTunes - algo que a família diz que irá implicar gastar mais dinheiro que o valor do próprio iPad.

De um lado temos aqueles que acham que a Apple está a ser demasiado intransigente, e que deveria ser um pouco mais flexível nestas situações; do outro temos aqueles que dizem que se assim não fosse, todos os ladrões estariam diariamente a recorrer a técnicas idênticas para desbloquear iPads e iPhones roubados.

Infelizmente, parece não haver solução ideal para todos os casos. Neste caso, penso que o mais simples teria sido a mãe deixar os seus dados no seu testamento - ou pelo menos a tal carta de consentimento que a Apple pediu inicialmente. De qualquer forma, é algo que iremos assistir de forma cada vez mais frequente, à medida que a "geração iPad" for envelhecendo e morrendo.

Quem acham que tem razão neste caso? E qual a melhor forma de lidar com isto?

19 comentários:

  1. Cá por casa não há esse problema. Há mais do que uma pessoa, com várias iCoisas mas com a mesma conta no iTunes/App Store, para ficar mais barato nas app :)

    No caso vertente, acho que a Apple pode dizer, legitimamente, que a defunta deixou o iPad em testamento mas não queria que os sobrevivos fossem xeretar nas coisas/vida dela. Daí o pedido da carta de consentimento. Acho bem. Se o herdeiro quer usar o iPad que herdou restaure-o como novo. Perde as apps ? Paciência.

    ResponderEliminar
  2. Mas para o restaurar como novo vai precisar à mesma do login e password do anterior utilizador para o activar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ???
      Isso é se tiver sido dado "ordem de extermínio" (via "Encontrar iPhone", com o iOS 7) em caso de perda/roubo. Suponho que a defunta não tenha transformado o iPad num tijolo antes de a deixar em herança.
      Sem isso não há nada que impeça ligar o iPad ao iTunes, restaurá-lo como novo, associá-lo a uma nova Apple ID e funcionar normalmente. Só se perde as app adquiridas com a Apple ID original.

      Eliminar
    2. Se o Find My Phone estiver activo é impossível restaura-lo sem a password do Apple ID. É facto. Já testei esta função em dois dispositivos. É a proteção de bloqueio vinda com o iOS 7.

      Eliminar
    3. Custa-me um bocado a crer que, sem se ordenar a "eliminação remota" não se consiga restaurar como novo - se o Encontrar iPhone (find my iPhone) estiver ligado. Mas efectivamente estive a ver e não parece fácil, o que parece resultar é o DFU Mode.

      Estava convencido que a novidade do iOS 7 tinha sido a eliminação remota e que aí sim - sem entrar com a conta de activação não é possível fazer o restauro. Se bastar ter o Encontrar iPhone ligado acho ótimo. O herdeiro da falecida é que não :)

      https://discussions.apple.com/thread/5344761?start=45&tstart=0

      Eliminar
    4. É como o Alessandro diz... por default o sistema fica "protegido". Por isso mesmo quando levas um iPhone para efeitos de garantia/assistência, a primeira coisa que fazem é desactivar isso para que não fiquem com um iPhone "encravado" nas mão.

      Eliminar
  3. @Dos Passos,
    Eu experimentei, apenas para testar, restaurar um iPhone 4 e logo no início do processo pedem a passwprd. Por DFU idem. Para restaurar qualquer iDevice com iOS 7 é exigido a desactivação do Find My Phone, caso não seja feito isso é pedida a pass na configuração do dispositivo. Já testei com iPhones e iPads. O iPad da mulher só será desbloqueado se a Apple assim o quiser. Para teres a certeza é só testar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. OK
      http://support.apple.com/kb/HT5818?viewlocale=pt_PT

      Eliminar
  4. O Alessandro Galvão está certo.

    ResponderEliminar
  5. A Apple devia ter um sistema idêntico ao Inactive Account Manager da Google, que nos permite definir quem acede aos nossos dados depois da nossa morte.

    About Inactive Account Manager - Accounts Help https://support.google.com/accounts/answer/3036546?hl=en

    Google Enfrenta a Morte dos Utilizadores | Aberto até de Madrugada http://abertoatedemadrugada.com/2013/04/google-enfrenta-morte-dos-utilizadores.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Acho até que todas as empresas deveriam ter mecanismos desses. Mas nesse caso não refere-se apenas a dados, mas também acesso a um bem. Era mais fácil ter deixado o iPad desbloqueado.

      Eliminar
  6. nao comprar apple...para a proxima avisem...nunca gostei de proteçoes mas como é um equipamento caro

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O sistema é bom e seguro. O problema aqui foi o utilizador.

      Eliminar
    2. O utilizador tem de saber quando vai morrer e deixar tudo preparado? Convenhamos que talvez haja coisas mais pertinentes a preparar que dar user e pass de contas...

      Já agora, será que devemos estar todos a criar esses mecanismos aos 18 anos? É que a velhice não é a única causa de morte.

      Eliminar
    3. Ela tinha preparado um testamento onde deixa o iPad aos herdeiros. Custava deixar também a password? O documento poderia ser secreto e só seria do conhecimentos dos herdeiros em caso de morte.

      Eliminar
  7. Viva

    Devices bloqueados servem para protecção de dados e para "desencorajar" estranhos/ladrões...
    Quem quiser mete código ou não...
    O meu filho sabe o meu código, eu sei o dele..., no big deal...

    ResponderEliminar
  8. Desculpem a minha ignorância mas como activo o find my phone?

    Basta colocar na privacidade encontrar telefone para não poderem restaurar sem a minha senha?

    A localização tem de estar sempre ligada?

    ResponderEliminar
  9. Sim. Inclusive se quiseres restaurar o aparelho o iTunes vai solicitar que seja desligado o Find My Phone. Quanto à questão da localização ter que estar açtiva não sei dizer com certeza, mas se açtivares o modo perdido, através de outro idevice ou desktop, a localização será restaurada automaticamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela explicação.
      Nunca tinha activado esta funcionalidade porque pensava que"apenas" me dizia onde o aparelho se encontrava, e neste caso quem rouba boa pessoas não é e dificilmente conseguiria ter o objecto de volta mesmo sabendo do seu paradeiro.

      Eliminar