2014/03/25

BatteryBox - uma bateria externa de 50Whr sem degradação


Hoje em dia é surpreendente ver o que se consegue fazer num equipamento mobile, mas isso de pouco ou nada serve quando surge o inevitável aviso de que a bateria se está a esgotar. A autonomia e as baterias são os pontos mais frequentemente criticados nestes dispositivos, e enquanto não surge nada melhor, muitas vezes a única alternativa é andar com uma bateria extra por perto. Esta BatteryBox faz isso, mas promete não sofrer dos problemas de potência decrescente ao longo dos anos.



A BatteryBox foi concebida para ser usada com MacBooks com uma ficha MagSafe2 mas conta também com uma ficha USB para outros equipamentos genéricos. Com 50Whr de potência, é capaz de esticar a autonomia de um Macbook Air por mais 12h ou recarregar um iPhone oito vezes (já seria suficiente para passar uma semana longe de uma tomada sem preocupações). O seu carregamento é feito via ficha microUSB, demorando 4.5h para atingir uma carga de 80% e 9h para ficar a 100% (com uma fonte de 1A).

Só que para além da sua potência, há um outro factor que a distingue das demais baterias... uma nova tecnologia chamada BatteryOS cujos criadores dizem ser capaz de aumentar o desempenho das baterias e evitar a degradação dos ciclos de carga e descarga.


Usando esta tecnologia, a BatteryBox será capaz de aguentar 3000 ciclos de carga (cerca de 5 anos de utilização) e ainda assim manter 96% da sua capacidade total. Comparativamente, outras baterias nestas condições teriam já degradado a sua capacidade para cerca de metade. Não é explicado em detalhe como é que o BAtteryOS funciona, sabendo-se apenas que faz uma gestão avançada do processo de carga e descarga das baterias Li-ion, permitindo manter este desempenho superior.

A sua intenção é eventualmente aplicar a mesma tecnologia a todo o tipo de equipamentos que usa baterias, dos automóveis eléctricos aos smartphones... e se esta BatteryBox efectivamente confirmar aquilo que é prometido, não me custa imaginar uma fila de interessados à sua porta para tirar partido do "BatteryOS" nos seus próprios equipamentos.

A BatteryBox está disponível para pré-encomenda por $139 e deverá ficar disponível para o final do ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)