2014/03/28

Como descobrir o que "acordou" um computador em suspensão


Se costumam deixar o vosso computador em modo de suspensão (e recomendo que o façam, pois permite que esteja pronto a funcionar de forma instantânea, consumindo um valor negligenciável de energia), não há nada mais irritante do que regressar até ele e descobrir que afinal ele está ligado e a gastar energia. Uma opção é passar a desligá-lo completamente... a outra passa por investigar o que se passou e o que o terá acordado.

Se usam um computador com Windows, isso poderá ser feito dando um salto até ao terminal de comando e escrevendo:
  • powercfg -lastwake

Isto fará surgir no ecrã um pequeno relatório sobre o que originou o despertar do computador: como o power button, ou um dispositivo USB (rato, teclado, etc). Se for esse o caso, poderão ir às definições desses dispositivos e desactivar o modo que lhes permite acordar o computador.


No caso de terem múltiplos equipamentos com esta capacidade, poderão também saber quais são através do comando:
  • powercfg -devicequery wake_armed

Assim, ficarão a saber quais poderão ser os potenciais culpados... e tomar as devidas precauções para evitar despertares indesejados do vosso computador.


No caso de terem um Mac, poderão ir a /Applications/Utilities/Console, e fazer uma pesquisa por "wake reason".


[via LH]

9 comentários:

  1. O meu lembra-se de fazer actualizações e manutenção a meio-da-noite(quando em modo suspensão)... e mesmo com tudo desactivado no TuneUp-Utilities e no Windows, não há meio de o evitar... :\

    O resultado é ter a bateria totalmente a zero logo pela manhã...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se funciona, mas podes instalar o ccleaner e ver que tarefas estão agendadas automaticamente e apagar. Os auto updates podes mudar no Windows Update para manual que assim não tens surpresas. Testa e depois diz algo :-)

      Eliminar
    2. Tenho o Ccleaner, o TuneUp-Utilities e o Glary Utilities 4 em simultâneo... provavelmente estão a fazer conflito, mas ainda não me decidi qual deles deixar, pois cada um deles remove "lixo" que o outro não encontra.

      Os auto updates estão desactivados quando em modo suspensão... mas vou averiguar novamente a ver se dou com o "rato"... :)

      Eliminar
  2. E para linux? Se calhar basta ir ao log.

    ResponderEliminar
  3. excelente Post Carlos, adoro estas "coisinhas nerd" :-) keep it coming! :-) Em todo o caso costumo desligar os meus PCs: o Lenovo U430 Touch tem SSD e a nova tech do Windows 8.1 / UEFI e reinicia em um par de segundos; o media center (AMD E-450, Windows 8.1, HDD) demora a reiniciar daí fazer sentido suspensão MAS quando sai de suspensão pede password e sendo um media center não uso teclado (login em Boot está em automático, logo não pede password). Alguém tem uma solução para entrar directamente no Windows depois de suspensão sem pedir password?

    ResponderEliminar
  4. Boa dica!

    O powercfg é uma tool excelente que para além de permitir configurar as opções de energia, ainda gera relatórios em HTML bastante detalhados sobre os consumos: http://www.hanselman.com/blog/PowerCfgTheHiddenEnergyAndBatteryToolForWindowsYoureNotUsing.aspx

    ResponderEliminar
  5. Muito e muito obrigado!!
    Nem imaginas o número de vezes que me irrito com o meu PC por causa disso. Quando quero apenas trabalhar com "papeis" na secretária, coloco-o em suspensão mas está sempre a arrancar por causa do rato (é muito sensível...).
    Já apliquei a dica e funciona!
    Devias abrir consultório, Carlos... eh eh eh.

    ResponderEliminar
  6. O meu faz uma coisa mais irritante.
    Quando o coloco em sleep 90% das vezes, 5 segundos depois ele volta a acordar e regressa ao ecrã de login.
    Tenho de carregar em "switch user" para poder voltar a aparecer a opção "sleep" e a partir daí entra em sleep naturalmente.

    Não é o rato porque o desligo (tem botão off) e não carrego em nenhuma tecla do teclado.
    Por esta lógica, a única coisa que o poderá estar a acordar, no meu caso, será a rede.

    Vou tentar desactivar isso a ver se resolve.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo1/4/14 11:00

      O problema do "wake up on LAN" é que fica sempre dependente de idiotas na Internet que enviam "pacotes mágicos" arbitrariamente e acordam os PCs. Ou então o teu PC não está programado para soar com pacotes mágicos e qualquer sinal de rede desperta - o. Se houvesse alguém amável com experiência em redes que esclarecesse isso era óptimo! E também como se pode sair de standby directo para ambiente Windows SEM PASSAR pelo ecrã de login.

      Eliminar