2014/03/26

Drobo de 3ª geração é 3x mais rápido e compatível com Time Machine


Não são baratos, mas para quem procura uma forma simples de expandir a capacidade de armazenamento do seu computador "sem chatices", os Drobo continuam a ser uma proposta bastante tentadora. E agora passam a sê-lo ainda mais com a chegada da 3ª geração de produtos que promete desempenho bastante superior.


O modelo base com espaço para quatro discos SATA de 3.5" e USB 3.0 passa a ser três vezes mais rápido que o seu antecessor, oferecendo velocidades quatro vezes mais rápidas ao reconstruir a informação em caso de falha de um dos discos, e conta agora com uma bateria para evitar a perda de dados no caso de falta de energia (evitando assim a necessidade de uma UPS externa).

Graças ao seu sistema  BeyondRAID, começar com um ou dois discos e posteriormente expandir a capacidade adicionando novos discos (ou substituindo alguns existentes por outros de maior capacidade) é algo que é feito de forma completamente automática e transparente, sendo um dos grandes atractivos para que procurar algo deste tipo sem se querer chatear com nada.

Também sem chatices será a utilização deste novo Drobo com os utilizadores Mac graças à compatibilidade com o Time Machine, que deixava bastante a desejar nas versões anteriores. Os preços começam nos $350 ... aos quais terão que somar o custo dos discos que lá quiserem meter.

4 comentários:

  1. Uma duvida existencial, o drobo não é um nas certo ?
    parece mas não é, pelo menos este modelo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pela sua própria definição, um NAS é um "Network Attached Storage" - ou seja, que se liga à rede. A Drobo tem modelos com ligação directa à rede, mas este tem apenas USB e por isso tem que ser ligado a um computador (ou eventualmente um router)... o que não invalida que depois seja partilhado numa rede... mas não directamente.

      Eliminar
  2. Tenho um Synology e só posso recomendar.
    Faz tudo e mais alguma coisa (backups, mediacenter, downloads, ...).
    Praticamente não preciso do PC de secretária e gasta menos de metade da energia.
    Tem apps para Android, iOS e desktop (tipo dropbox, por exemplo).

    É daquelas coisas que depois de ter...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É bastante porreiro e também recomendo. No entanto como nem toda a gente quer gastar tanto num sistema desses pode optar por..
      Raspberry PI + XBMC + Transmission + OwnCloud

      Eliminar