2014/03/02

Google já mostra ementas de restaurantes (nos EUA)


Se são daquelas pessoas que não gosta de perder tempo nos restaurantes a escolher o que vai comer e gostam de levar o "trabalho de casa" já feito, então saberão que grande parte dos restaurantes tem os sites antiquados, muitas vezes em flash (tornando-o inacessível em muitos equipamentos mobile), e onde nem sempre as ementas estão disponíveis. O Google quer tornar isso irrelevante, apresentando ele próprio as ementas.

O Google tem-se esforçado em nos apresentar as respostas que queremos em vez de uma simples lista de potenciais resultados, e para que o seu Google Now se torne mais inteligente, é necessária a capacidade de nos dar as respostas que procuramos. Agora, nos EUA, bastará perguntar pelo menu de determinado restaurante para que nos sejam apresentados os pratos, sobremesas, entradas, etc.

Claro que nem todos os restaurantes aparecem nestes resultados, mas arrisco-me a dizer que nem que seja por "pressão" dos que o fazem, todos os outros se sentirão incentivados a fazê-lo também. De resto, parece-me também que se torna óbvio qual o passo seguinte: a possibilidade de fazer a reserva directamente no Google, ou até encomendar comida para entrega em casa.

Daqui por uns anos bastará dizer: "Ok Google, encomenda-me um bacalhau à Brás para ser entregue em casa às 21h" para que a comida chegue à nossa porta à hora pretendida. Mas até lá, ainda será necessário que o Google comece a expandir este tipo de serviços aos outros países - e não me parece que fosse assim tão difícil fazê-lo, bastaria que dessem aos restaurantes essa possibilidade, ou em último caso recorrer ao crowdsourcing e deixar que os próprios utilizadores interessados se encarregassem de preencher os dados necessários.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)