2014/03/12

Mãe processa Google pelas compras in-app feitas pelo filho


Depois da Apple, é agora a vez do Google enfrentar a ira dos pais indignados com aos gastos surpresa que recebem devido às compras feitas pelos seus filhos nas apps Android. Neste caso, temos uma mãe que está a processar o Google pelas compras feitas pelo seu filho de 5 anos num jogo.


Embora para efectuar uma compra seja necessário introduzir uma password, para maior comodidade a mesma não volta a ser pedida para novas compras que sejam feitas num período de 30 minutos após a introdução da mesma. Ou seja, se comprarem um jogo e passarem o tablet para as mãos de uma criança, esses 30 minutos tornam-se num período de alto-risco em que ela poderá efectuar compras sem que seja necessário reintroduzir a password.

No caso da Apple, o período de validade da password era de 15 minutos, mas entretanto foi removido devido ao processo que sofreu (e às multas que teve que pagar). Portanto, preparem-se para que em breve algo do género venha a acontecer também no Android. Aumenta-se a segurança... mas irá perder-se na comodidade: sempre que fizerem uma compra terão que voltar a introduzir a password novamente.

Será esta a solução ideal, ou deveriam os pais optar por utilizar contas diferenciadas e sem essas permissões para os filhos, para resolver este tipo de situações? (É que senão, qualquer dia estamos a ver processos por um filho ter desinstalado acidentalmente uma app dos pais onde estes tinham informação importante...)

2 comentários:

  1. No iOS 7.1 o período de validade da palavra-passe para continuar a fazer compras continua a poder ser de 15 minutos, mas agora pode-se optar por pedir sempre a password.

    Contas diferenciadas é que nem pensar, uma app que todos usam tinha que ser comprada para cada equipamento. Cá por casa usa-se conta única para iTunes/App Store e depois cada um tem uma conta única de iCloud, ou seja, tem um equipamento seu, sem misturas, exceto para as compras, em que só se compra uma vez.

    P.S. E os "telelés" têm todos o mesmo código de desbloqueio, para o caso de alguém precisar de o utilizar.

    ResponderEliminar
  2. no Nexus 7 todos os membros da família têm contas separadas e assim não tenho grandes preocupações com a questão das compras 'acidentais'

    ResponderEliminar