2014/03/28

Mostrar interfaces 2D num ambiente de Realidade Virtual


Tal como a evolução dos interfaces de texto, usados com as teclas do cursor e "tab", para os ambientes gráficos utilizados com o rato obrigaram a repensar e a criar novos elementos, também a chegada da realidade virtual irá obrigar a repensar tudo aquilo que existe.



O vídeo que se segue mostra-nos como num ambiente de realidade virtual poderemos ter uma janela virtual que replica o conteúdo de um monitor, e que poderá ser posicionado e redimensionado livremente no mundo virtual, e que nos poderá dar uma ideia de como serão os ambientes de trabalho do futuro. Em vez de nos preocuparmos com quantos monitores poderemos ter em cima da secretária, ou de ficarmos desapontados por não podermos pagar o preço daquele monitor de 30" que se desejava, com esta tecnologia poderemos ter tudo aquilo que quisermos.

(E sem esquecer que este tipo de coisas que vemos aqui, é apenas a "pré-história" daquilo que virá a ser desenvolvido!)

Vai ser verdadeiramente revolucionário... e não admira que o Facebook tenha querido estar na linha da frente para poder apanhar esta revolução logo desde o início, com a aquisição da Oculus VR.

1 comentário:

  1. Talvez, não devêssemos criar tantas expetativas... já está parecendo que a VR é um saco sem fundo onde cabe tudo (o que sempre sonhámos)... E é assustador pensar que todo esse (nosso) fascínio pela VR esconde uma profunda (e cronica) insatisfação (e frustração) com a vida real... e pergunto-me, se a VR não será apenas mais uma quimera... um sonho ?

    ResponderEliminar