2014/03/22

Newsbeat - uma app que te lê as notícias


Há muito que venho a dizer que precisamos de apps que saibam falar, e é com agrado que vejo a chegada desta Newsbeat... embora queira mais, muito mais.



Hoje em dia temos smartphones capazes de nos ouvir e reconhecer o que dizemos, e capazes de ler textos com vozes sintetizadas de alta qualidade. No entanto, são coisas que continuam a permanecer largamente inexploradas - e bastará sentarmos-nos ao volante de um automóvel ou partirmos para uma sessão de jogging para o descobrirmos. Assim que deixa de ser conveniente olhar para o ecrã do smartphone ou de tocar nele... a sua utilidade decresce para níveis "pré-históricos".

Sim, podemos recorrer a opções de acessibilidade para fazer com que os dispositivos nos leiam o que está no ecrã; e no iOS podemos pedir à Siri que nos leia a última mensagem ou email (Google, ainda falta muito para podemos fazer algo idêntico?) mas abram o Facebook, Twitter, ou app de notícias - coisas que poderiam gostar de ir acompanhando enquanto conduzem ou fazem alguma actividade física, e depressa se descobre que não temos muitas (nenhuma?) opção para podermos ouvir o que por lá se passa.

Esta Newsbeat (para Android e iOS) pretende ser uma app de notícias que funciona como uma rádio personalizada, mas penso que não seria difícil aos actuais developers de apps de feeds, notícias, etc. adicionarem um modo "mãos livres" que permitisse aos utilizadores ouvirem as suas apps. É tempo de ensinarmos as apps a falar, e é também uma excelente oportunidade para que uma app se destaque das demais oferecendo estas funcionalidades.

1 comentário:

  1. Por sua vez, Newz Beat (e não Newsbeat) é uma espécie de telejornal lido em rap, que uma estação de televisão do Uganda transmite em canal aberto: https://www.youtube.com/watch?v=8E16uVOkQJA. E esta, hem?

    ResponderEliminar