2014/03/29

O problema de medir as linhas costeiras


Não sei se vos acontece também a vocês, mas frequentemente dou comigo a pensar como seria possível resolver todo o tipo de problemas... que por vezes podem parecer completamente básicos. Por exemplo, se tivessem encarregados de medir a linha de costa de um país... como é que o fariam?



O grande dilema deste problema é que os resultados podem variar imensamente consoante a resolução com que se deseje fazê-lo. E uma costa como a do nosso país (ou de qualquer outro), rapidamente começa a escapar-se para o infinito se desejássemos contabilizá-la em toda a sua verdadeira resolução... algo que nos atira também para os sempre fascinantes fractais.

Nem de propósito, foi precisamente este o tema de um dos mais recentes vídeos do Numberphile, e com o qual vos deixo ficar, para servir de inspiração a que se interroguem e tentem resolver todo o tipo de problemas. :)

1 comentário:

  1. então também deixo aqui a recomendação de um programa matemático PORTUGUÊS que dá na SIC Notícias chamado "Isto é matemática" que também já abordou este problema.

    ResponderEliminar