2014/03/19

Project Morpheus é o "Oculus Rift" da Sony para a PS4


A Sony revelou finalmente os seus planos para tornar a realidade virtual em algo ao alcance de todos. Seguindo as passadas do bem sucedido Oculus Rift, que veio reactivar o interesse por esta tecnologia e mostrar que se está no momento certo para conseguir concretizar, finalmente, o sonho de poder entrar num mundo virtual, a Sony mostra-nos o seu Project Morpheu, uns óculos de realidade virtual para a PS4.

Tal como acontece com os Rift, também este Project Morpheus está ainda em estado de protótipo e tudo pode mudar até que seja lançada uma versão comercial. Actualmente, os óculos da Sony usam um LCD Full HD 1080p e oferecem um campo de visão imersivo de 90º. São ligados via HDMI e USB (embora a Sony gostasse que o modelo final fosse wireless), e têm a vantagem adicional de recorrerem à câmara da PS4 para fazer tracking dos movimentos de forma mais precisa - algo que nos Rift irá obrigar sempre a acessórios extra. Para o controlo adicional, os utilizadores poderão utilizar o PS Move que também permitirá o tracking com precisão daquilo que fazem com os braços.

Contrariamente aos Rift, estes óculos da Sony ficam suspensos em frente aos nossos olhos, e portanto não fazem peso sobre o nariz, e permitem também uma maior circulação de ar para evitar o embaciamento.

Não há ainda datas sobre quando este Project Morpheus poderá chegar ao mercado, nem tão pouco indicações de quanto poderá custar - mas é bom ver um gigante da indústria apostar nesta tecnologia que irá revolucionar a indústria dos jogos, e não só. É que a criação de um ambiente virtual rapidamente expandirá os horizontes daquilo que se poderá fazer a inúmeros níveis, do entretenimento à educação, passando pelo turismo e muitas outras áreas.

Segundo a Oculus, os seus Rift poderão chegar ao mercado daqui por um ou dois anos - esperemos que a Sony também esteja a pensar num prazo idêntico para este seu project Morpheus.

Actualização: já temos vídeos.





Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)