2014/03/31

Ultrakam grava video 2K "Profissional" no iPhone


Poderá parecer um pouco estranho recorrer a um smartphone para fazer gravações de vídeo de qualidade profissional, mas com alguns smartphones a permitirem a gravação de vídeo Ultra HD 4K, talvez seja algo a que nos devamos habituar. Para quem tiver um iPhone, a app Ultrakam poderá ser uma hipótese a considerar, com a capacidade de gravar vídeo "2K" de qualidade profissional.



Em vez de se ficar pela habitual resolução Full HD (1920x1080), a Ultrakam permite gravar vídeo em resoluções até 2230x1672, e oferecendo um conjunto de controlos bastante completo e que não estamos habituados a ver nas apps de gravação de vídeo (e ainda menos num iPhone, cuja app de videos poucas/nenhumas afinações disponibiliza).


Os utilizadores podem seleccionar entre os codecs H.264 e M-JPEG (neste último caso reduzindo a resolução para 1926x1446), a 20, 24 ou 30fps, com alguns destes modos a estarem disponíveis apenas nos iPhones mais recentes. Para além disso também é possível gravar vídeos timelapse e em slow-motion, e para simplificar o processo de trabalho, também podemos criar vídeos em baixa resolução em paralelo com a gravação original para servirem de referência sem que se tenha que lidar com os ficheiros de resolução total. Os ficheiros podem ser transferidos via USB ou iTunes, ou ainda via WiFi, usando um simples web browser.

Existe também uma app adicional - Ultrakam Remote Control - que poderá ser utilizada para controlar a app a partir de um equipamento iOS remoto, e que permite controlar todos os ajustes disponíveis na app, como exposição, focagem, balanço de brancos, etc.

Estas apps estão temporariamente disponíveis a preço reduzido, mas ainda assim obrigando ao investimento de €5,99 pela Ultrakam e €2,69 pela app de controlo remoto.


1 comentário:

  1. "Estamos falando de 70% mais pixels (2240×1672) do que a resolução Full HD (1920×1080). Isso, é claro, influencia diretamente no espaço ocupado pela gravação. Utilizando as melhores configurações (H.264), um vídeo de um minuto ficará com aproximadamente 3GB! Já em MJPEG, é possível capturar sequências de imagens “sem compressão” na resolução de 1936×1446 pixels."
    http://macmagazine.com.br/2014/03/31/quer-usar-um-iphone-55s-para-capturar-videos-com-resolucao-2k-conheca-o-app-ultrakam/

    Como é universal, num iPad há-de conseguir fazer gravações maiores.

    ResponderEliminar