Os trackers de actividade física estão cada vez mais na moda, e muitas pessoas começam já a pedir mais. Aproxima-se uma revolução na "medicina pessoal", em que muitas pessoas (todas?) poderão transportar consigo um autêntico laboratório portátil que monitoriza e avalia a sua saúde continuamente. Se o tricorder do Star Trek é ainda uma peça de ficção científica, este Wello mostra-nos algo que poderá tornar-se realidade já nos próximos meses.
O Wello da Azoi poderá passar quase despercebido, sendo idêntico às capas de protecção ultra finas que protegem muitos iPhones. Só que em vez de ser uma simples capa, o Wello contém um conjunto de sensores que se ligam ao smartphone via Bluetooth e permitem monitorizar inúmeros parâmetros de saúde, como ritmo cardíaco, electrocardiograma, pressão sanguínea, temperatura, níveis de oxigénio e outros... com "precisão clínica" (segundo os seus criadores).
Será talvez por isso que nos EUA aguardam por aprovação da FDA, enquanto que na Europa a comercialização está prevista começar já este Verão, por 145€ (as pré-reservas já estão abertas, caso estejam interessados).
As medições são feitas colocando os dedos sobre os sensores, e embora a capa esteja feita para o iPhone, o sistema funciona também com Androids, embora se perca a capacidade de ficar encaixado devido à enorme variedade de tamanhos e formatos. Ainda assim, o sistema foi concebido para ser evolutivo. O "cérebro do sistema" poderá ser facilmente transplantado para outra caixa que venha a ser feita no futuro, permitindo que os utilizadores poupem no processo de upgrades ou troca de equipamentos, e inclui também uma porta universal que possibilitará a ligação de sensores adicionais no futuro... como medidores de glucose, ou outros.
Embora este aparelho não vá substituir um médico, tornar-se-á certamente numa preciosa ferramenta que permitirá guardar um histórico dos nossos parâmetros, e alertar-nos caso surja qualquer anomalia que mereça uma visita ao médico.
Sem comentários:
Enviar um comentário (problemas a comentar?)