2014/03/22

Wolfram Alpha mostra-te como um cão vê Obama (e Cavaco Silva)


O Wolfram Alpha é um motor de conhecimento que é capaz de nos responder a mais perguntas do que as que podemos imaginar (mas não a todas). Algumas delas provavelmente nunca nos passariam pela cabeça, como é o caso daquela que vos trago hoje... Sabiam que podem usar o Wolfram Alpha para descobrir como é que um cão vê o Obama?

Até poderia parecer uma piada de 1 de Abril, mas garanto-vos que é mesmo verdade, como poderão de resto confirmar vocês mesmos, dirigindo-se ao Wolfram Alpha e introduzindo:

O sistema assume os receptores de apenas duas cores que os olhos dos cães possuem, assim como a acuidade visual 20% inferior à dos nossos olhos, e apresenta-nos uma simulação do que o nossos fieis amigos verão ao olhar para alguém.

Infelizmente, parece que o Wolfram Alpha não trata todos os animais da mesma forma, e tentando aplicar o mesmo processo aos gatos não funciona. Mas, se quiserem, podem brincar procurando outras imagens que ele possa usar, pois o processo não se limita a funcionar com o Obama, conforme poderão comprovar introduzindo: apply dog vision to image of Cavaco Silva..


Outras coisas que podem fazer com o Wolfram Alpha?
Fascinante, não? :)

1 comentário:

  1. Estes exemplos podem até não ter utilidade mas mostram o poder de uma Linguagem Funcional que através de composição de funções pode-se chegar ao resultado pretendido com poucas linhas de código.

    ResponderEliminar