2014/04/07

App anti-virus no top das apps pagas para Android não fazia rigorosamente nada


A questão da necessidade de apps anti virus num sistema é algo que, por si só, é suficiente para enorme discussão; mas desta vez isso nem sequer se põe em causa, pois a app Virus Shield que figurava no topo das apps pagas para Android na Play Store... não fazia absolutamente nada, a não ser enganar os utilizadores.

Alguns utilizadores decidiram descompilar esta app, que contava com mais de 10 mil downloads e uma avaliação bastante positiva de 4.7 estrelas (num máximo de cinco), e aquilo que descobriram foi assustador. Ou melhor dizendo... aquilo que não descobriram. É que esta app Virus Shield não fazia rigorosamente nada, não tendo qualquer funcionalidade que se aproximasse daquilo que surgia na sua descrição: de que fazia o scan das apps instaladas e ficheiros em tempo real, protegia os dados pessoais, etc. A única coisa que realmente poderia ser verdade era a parte que dizia que tinha um impacto reduzido na bateria... pudera, não fazendo nada!

Uma vez mais voltamos à velha questão de como uma loja oficial, com ou sem supostas verificações, não oferece qualquer garantia de que uma app faça aquilo que anuncia fazer, que não faça nada (como neste caso) - ou pior ainda, que faça outras coisas potencialmente maliciosas, como roubar dados dos utilizadores.

Este caso torna-se mais flagrante por se tratar de uma app paga que figurava nos tops, podendo facilmente iludir aqueles utilizadores que, preocupados com a segurança dos seus equipamentos, vissem que esta app tinha uma excelente pontuação e contava com a confiança dos seus utilizadores.

Moral da história... já nem sequer os tops, ou avaliações, ou o facto de ser uma app paga oferecem qualquer garantia da seriedade de uma app. Em que podemos então confiar? Infelizmente... parece que em nada. Restará o bom senso e uma saudável dose de cepticismo e espírito crítico (e tentar manter-se informado) para que não se seja apanhado nestes esquemas. Algo que desta vez seria fácil, pois não faz qualquer sentido estarem a entulhar o vosso sistema Android com qualquer tipo de apps anti-virus. O Google já tem ferramentas anti-malware em acção no sistema, que embora não sejam infalíveis, oferecem uma dose adequada de protecção. Pena é que para além dos virus e malwares, não detectem também as apps fraudulentas.

(No caso desta Virus Shield, já foi removida da Play Store.)

4 comentários:

  1. A app não fazia rigorosamente nada, também não é bem assim.
    Mudava do "X" para o "V" :)

    ResponderEliminar
  2. lol com tanto antivírus conhecido, reconhecido e testado, também iam para uma treta que nunca se ouviu falar...
    Nem cheguei a ver os comentários da app mas adorava para me rir um bocado do pessoal a dar x estrelas e a falar super bem do programa e como não apanhavam vírus com ele ahahahahha

    ResponderEliminar
  3. Anónimo8/4/14 01:01

    Antes isto que a gaiola dourada da apple.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo8/4/14 06:53

    Um dia instalas uma App que te rouba os dados bancários, envia-te 1000 SMS para números estrangeiros, acede ao teu email e apaga-te tudo sem antes mandar uns mails obscenos ao teu chefe.... E depois vem-te queixar que a Play Store devia ser uma "gaiola dourada". O teu maior problema com a gaiola dourada da Apple, deve ser mais no sentido que podes cravar facilmente as apps da Google, que as apps da Apple ;-)

    ResponderEliminar