2014/04/24

Corning lança cabos USB de fibra óptica para distâncias até 30 metros


Os dispositivos USB já se tornaram em algo comum, mas quando é necessário distanciar as coisas um pouco mais depressa descobrirmos que o USB não foi vocacionado para isso. Agora, a Corning (o fabricante do Gorilla Glass) vem dar uma ajuda com cabos USB de fibra óptica que permite ligar dispositivos a 30 metros de distância do PC.

Estes cabos USB de fibra óptica são compatíveis com USB 3.0 (até 5Gbps) e USB 2.0, e estão disponíveis com fichas A e adaptadores para fichas B e micro B. Assim será possível ligar dispositivos como câmaras e discos, a grande distância (actualmente a Corning disponibiliza cabos de 10m, prometendo cabos de 20 e 30m até ao final do ano). O único inconveniente é que estes cabos são acompanhados por um preço a condizer... os cabos de 10m ficam por $109 dólares, o que é um valor que limitará o seu interesse.

Se o preço não vos agradar, restará a opção de usarem hubs USB a cada 5m para "esticarem" o sinal para os 10m - ou então esperar que surja algum fabricante a oferecer algo idêntico a preços mais atractivos.

3 comentários:

  1. fico é curioso é como é transmitida a energia por fibra óptica... (Ou a energia é por cobre, e dados fibra óptica). Em todo o caso hoje em dia temos NAS e câmaras por LAN Gigabit e (quase) sem problemas de distância.

    Estou é à espera que comecem a massificar o micro USB (e suporta correntes de mais de 2A) em vez dos "gigantes" USB normais. Ainda não percebi porque ainda não foi feita a mudança e quem precisar de USB normais compra um adaptador

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não me parece que estes transportem "power". Imagino que seja só para dados mesmo.

      Eliminar
    2. Sim.... De certeza que não dará para ligar equipamentos dependentes dos 5V do USB, mas apenas aqueles autoalimentados

      Eliminar