2014/04/13

Enviar SMS enquanto se conduz


Há acidentes que são inevitáveis, mas há muitos outros que poderiam ser facilmente evitados. Quando se está a conduzir, basta uma fracção de segundo de distracção para que tudo possa mudar. Bem menos tempo do que os 30 segundos deste vídeo de uma campanha de prevenção que recomendo que todos vejam.

Daqui por uma década, provavelmente poderemos fazer este tipo de coisas, enviando mensagens e navegando na net, à custa dos sistemas de condução autónoma que dispensarão a atenção do condutor - pelo menos durante a maior parte do tempo. Mas até que esse futuro se torne realidade, importa ter consciência dos riscos que se corre sempre que se está ao volante de um automóvel: e onde não está em causa apenas a nossa vida, mas também a de quem transportamos connosco e de outras pessoas que circulam na estrada.

Se acham que é mesmo essencial poderem ler e responder a mensagens enquanto estão ao volante, então procurem formas de o conseguir fazer sem ter que tirar os olhos da estrada ou as mãos do volante. Há que dar uso ao sistemas de reconhecimento de voz e de síntese vocal para que o vosso smartphone vos possa ler as mensagens e permitir que lhes respondam por voz. Mesmo que não seja perfeito, sempre será bem mais recomendado do que cometerem a atrocidade de ir a escrever um SMS enquanto conduzem.

4 comentários:

  1. Eu cá digo "Ok Google" Send me a text message to...
    Pena ainda não estar a dar em português.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Toda a gente sabe que o Ingress não entra neste grupo de distracções. :)

      Eliminar
  3. Já não era o 1º a estourar o carro por causa do Ingress. :)

    ResponderEliminar