2014/04/21

Incêndio em Data Center da Samsung deixa Smart TVs "encravadas"


A nossa dependência cada vez maior na "cloud" pode fazer com que tenhamos acesso a inúmeras vantagens, mas deixa-nos também bastante vulneráveis quando as coisas correm mal. Um incêndio num data center da Samsung demonstrou isso mesmo, ao deixar milhões de utilizadores sem acesso a apps e serviços da Samsung durante várias horas.

Um dos motivos que leva as pessoas a confiar na cloud é a de que esses serviços estarão concebidos para resistirem a todo o tipo de falhas (ao contrário dos nossos sistemas e backups caseiros). Quando ficamos sem internet já podemos sentir na pele o desespero de ficar desligado do mundo... mas pior ainda é quando temos internet e descobrimos que a falha, afinal, está do lado de lá. Foi isso que os possuidores de Smart TVs da Samsung (e não só) puderam sentir quando um incêndio num data center da Samsung deixou inacessível o site principal da Samsung e muitos dos seus serviços.

Embora um incêndio num data center seja uma situação catastrófica, seria de esperar que mesmo assim uma empresa destas dimensões tivesse redundância suficiente para que este desastre não tivesse um impacto duradouro nos seus utilizadores, redireccionando os pedidos para outros data centers. Mas isso são detalhes técnicos que em nada interessarão a quem estiver sentado no sofá a tentar fazer alguma coisa com a sua Smart TV e reparar que afinal... não o pode fazer.

Será que algum dia assistiremos a um verdadeiro "cataclismo digital" caso o Google, Facebook, ou outros serviços de dimensão global fiquem offline por várias horas? Será isso causa para um desespero total... ou será a desculpa que relembrará ao mundo que continua a ser necessário (e recomendável) manterem-se certas coisas "à mão" e sem que dependam da dita "cloud"?

2 comentários:

  1. Se as pessoas ficaram sem acesso ao serviço(talvez bastante tempo) é porque o "backup" de outros Data Center´s de assistência a este não entrou em funcionamento como é usual.
    Se assim foi é grave.

    ResponderEliminar
  2. e mais. as tvs da samsung só acham q "há net" qd conseguem sacar um xml especifico do site deles. se, por acaso, o site estiver em baixo ou se, daqui a algum tempo, aquele xml deixar de existir (algo que é bastante comum, como se tem visto), quem tem tv samsung deixa de aceder á net via tv, mesmo q haja mais problema nenhum.

    ResponderEliminar