2014/04/02

Intel revela MinnowBoard Max melhorado a metade do preço

Lembram-se do MinnowBoard, o sistema que a Intel desenvolveu para atrair quem necessita de um computador embedded e para combater o domónio de Arduinos e Raspberry Pi nesta área? Este sistema tinha atractivos como portas SATA e Gigabit Ethernet, mas sofria de um grande mal: o seu preço elevado. Agora com o novo MinnowBoard Max, a Intel melhora o sistema... e corta o preço para metade.



Este MinnowBoard Max passa a contar com um CPU Atom 64 bits da geração BayTrail que lhe promete melhor desempenho (e eficiência) face ao Atom de 32 bits que equipava a primeira placa. Mas a melhor parte será que, para além do desempenho acrescido, o MinnowBoard Max passa a estar disponível por apenas $99, metade do preço do MinnowBoard original. Este preço é para o sistema que vem equipado com um Atom single-core E3815 a 1.46GHz; sendo que por $129 já poderão ter acesso a um Intel Atom E3825 dual-core a 1.33GHz.

Continuamos a ter uma porta SATA, e também USB 3.0, USB 2.0, micro SD, e 8 pinos de I/O, SPI, I2C, etc. A saída de vídeo é feita via ficha micro HDMI. Quanto ao software (e hardware), a Intel relembra que tudo assenta em desenhos open-source disponíveis para todos, e sugere a utilização de Debian GNU/Linux, Yocto Project, ou até Android 4.4.

Com consumos previsivelmente ultra-reduzidos, só é pena esta placa não ter 4 ou 5 portas SATA... que seria da maneira que daria para fazer um NAS de luxo a preço reduzido. :)

8 comentários:

  1. Boas dá para correr windows 7? Precisava de um pc barato para a minha máquina arcade.

    ResponderEliminar
  2. Boas dá para correr windows 7? Precisava de um pc barato para a minha máquina arcade, senão digam-me qual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Google. Em segundos tens a tua resposta.

      Seja como for, se vai correr jogos antigos o PiMAME é capaz de resolver o problema.

      Eliminar
    2. Anónimo3/4/14 00:47

      Rui B., se formos por essa teoria do Google nem precisávamos vir aqui que ha estas notícias em outros sites, a ideia é ter um local em que a informação está na nossa língua e temos um espaço de conversa.

      Quanto ao tema: já vejo um XBMC a correr neste brinquedo :-)

      Carlos, não precisas de mais USB (claro que havendo seria o ideal), se meteres um hub USB 3.0 ( 5 Gbps) alimentado tens largura de banda suficiente para 4 HDD USB 3.0 ;-)

      Eliminar
  3. Que consumos terá isto em comparação com um Raspberry Pi ?? Alguem sabe??

    ResponderEliminar
  4. é agora que vou montar um servidor dedicado em casa!!!

    ResponderEliminar