2014/04/08

Micro: uma impressora 3D de $199


Muito se fala que as impressoras 3D vão dar origem a uma nova revolução. Mas para que isso aconteça é necessário que tal como aconteceu com as impressoras a laser, estas passem dos preços de mil e dois mil dólares que frequentemente vemos, para algo muito mais económico e ao alcance da maioria das bolsas. Por isso, que tal vos parece uma impressora 3D pronta a usar por apenas $199?



Parece bom demais para ser verdade, e na verdade é. O fantástico preço de $199 dólares desta impressora 3D Micro (cerca de €145) que até a mim me estava a fazer a tentar era apenas o preço destinado aos primeiros 250 apoiantes do projecto no Kickstarter, que rapidamente desapareceram, como seria previsível. Os seguinte podiam comprar a impressora por uns ainda interessantes $249, cujas 500 unidades disponíveis também rapidamente desapareceram. Agora, o que resta são as impressoras a $299, que mesmo continuando a ser um preço excelente, já sai fora da gama da "compra por impulso".

Ainda assim, parece-me uma excelente opção para quem quiser fazer umas brincadeiras com impressões 3D, ou para pequenos grupos ou comunidades que se interessem por estas coisas e para quem o investimento muito superior para comprar outra impressora 3D não se justificava.

A Micro 3D tem uma resolução de 50-350 micron por camada, e de 15 micron de posicionamento X/Y. É capaz de imprimir numa área de 109x113mm e numa altura de até 116mm (com a área de impressão a ficar reduzida a 91x84mm acima dos 74mm de altura). Outro pormenor interessante: as bobines de filamento podem ficar escondidas no seu interior, facilitando o seu transporte e utilização em qualquer lado.

1 comentário:

  1. O que me leva a não comprar agora é recentemente a HP anunciar que vai produzir a sua primeira impressora 3D, vou esperar.

    ResponderEliminar