2014/04/08

Microsoft termina hoje o suporte ao Windows XP


Poderá parece que ainda "ontem" se estava a passar do velhinho Windows 98 para o novíssimo Windows XP, mas o que certo é que isso já aconteceu há doze anos... e hoje chega o fatídico dia em que a Microsoft dá por terminado o suporte oficial ao Windows XP.

Um final de vida que não é igual para todos, uma vez que o Windows XP continua a ser utilizado por milhões de pessoas por todo o mundo, mas talvez mais com mais relevo por ser também o sistema ainda utilizado por milhares de computadores de serviços governamentais de vários países (alguns dos quais estão a pagar contratos milionários à MS para que esta continue a dar suporte ao XP por mais um ano).

Alguns dirão que o maior problema do Windows XP foi o facto de ter sido "bom demais" fazendo com que estas e outras empresas se tenham sentido satisfeitas com o seu desempenho ao longo de mais de uma década... e ainda agora se sintam reticentes em mudar para algo completamente diferente - o Windows 8.


A MS bem que diz que é "tempo de mudar", e o facto do Windows XP deixar de ter correcções de segurança (e que assim se tornará um alvo ainda mais prioritário para os que exploram as vulnerabilidades e falhas que forem descobertas) certamente será um incentivo bastante forte para que os utilizadores o façam.

Não será também por acaso que a MS faz chegar nesta mesma data a actualização para o Windows 8.1 que o torna mais amigável de quem está habituado ao desktop tradicional do Window (e só lhes faltou incluir um Start Menu para que a migração para o Windows 8 se processasse de forma muito mais pacífica.)

Para além do Windows XP também o Office 2003 chega hoje ao fim do suporte oficial, com a MS a incentivar também a migração para o Office 365.


Para mim, só tenho boas memórias do Windows XP. O meu anterior PC permaneceu com o XP durante vários anos, por vezes mantendo uptimes de vários meses (e só fazendo reboot quando alguma actualização a isso obrigava). Mas também é certo que eu sou esquisito quanto ao tipo de tralhas e drivers que instalo nas minhas minhas máquinas, com tudo o que não me oferecer alguma garantia de confiança a ser relegado para uma máquina virtual de forma a não "infectar" o sistema principal - coisa que continuo a fazer mesmo no computador actual com o Windows 7 (o Windows 8.1 continuo a usar apenas no computador secundário... e ainda sem grande confiança para que o passe a sistema principal; vamos lá ver depois desta actualização ao 8.1.)

Há por aí alguém que ainda se mantenha fiel ao Windows XP? E se sim, de que forma vão lidar com este fim do suporte oficial?

3 comentários:

  1. Acima de tudo penso que a MS está a cometer um acto criminoso, e de falta de respeito pelos seus clientes! A MS não tem um pingo de ética empresarial. Só vê dinheiro. Até que um dia perca tudo. Como represália, mudei o 8 de um meu PC para o 7. Nunca irei usar o 8! E, continuo a usar o XP num Toshiba que tenho. Quem perde é a MS. Já vi empresas fecharam por muito menos.

    ResponderEliminar
  2. Apelo a todos, um boicote contra o 8. Talvez assim a MS aprenda alguma coisa.

    ResponderEliminar
  3. Hmmm, calmex aí Xiko :) Isto de material para computadores, de hardware e software avança a uma velocidade louca. E no caso deste sistema operativo, ele foi lançado em 2001 e estamos agora em 2014. A MS não tem ética empresarial? :) Já muito fizeram eles.

    ResponderEliminar