2014/04/29

Samsung Galaxy K Zoom tem câmara de 20.7MP e zoom óptico 10x

Depois de se ter aventurado nos modelos híbridos smartphone/câmara com o Galaxy Camera e o Galaxy S4 Zoom, a Samsung volta a apostar no mesmo formato com o novo Galaxy K Zoom, que vem equipado com uma câmara de 20.7MP e zoom óptico de 10x com estabilização de imagem.

Tal como se pode imaginar, este modelo pode tentar fazer-se passar por smartphone mas o seu volume não engana. São necessários mais de 20mm de espessura para albergar a sua lente, que tal como no S4 Zoom permitem fazer zoom óptico 10x com estabilização de imagem, e que novamente irão apelar a um público que procure uma câmara compacta... mas sem perder a versatilidade existente num smartphone (ou inversamente, quiser um smartphone onde a câmara sirva como câmara compactar - fica ao vosso critério).



Este Galaxy K Zoom usa um novo sensor de 20.7MP que permite gravação de vídeo 1080p a 60fps, e conta com um Samsung Exynos 5 Hexa-core (com dois Cortex-A15 a 1.7GHz e quatro Cortex-A7 a 1.3GHz), um GPU Mali-T624 GPU, 2GB of RAM, e um ecrã AMOLED de 4.8" com resolução de 1280x720. O tamanho do sensor de imagem é o mesmo do S4 Zoom (1/2.3") o que significa que agora temos pixeis mais pequenos (passam de 1.34 micron para 1.12) faltando ver de que forma é que isso vai afectar a captação de cenas com baixa luminosidade.

Tal como com os modelos anteriores, penso que a maior dificuldade será convencer o público de que estes modelos híbridos são apetecíveis, e para que isso aconteça será necessário ter um preço suficientemente apelativo. Senão, parece-me que a maioria das pessoas preferirá carregar diariamente um smartphone mais compacto (maior comodidade e conveniência) e que tira fotos decentes para a maioria das situações; e que nos casos em que quer tirar fotos a sério, leva uma câmara mais volumosa. Ao querer fazer o "2-em-1"... há sempre o risco de não agradar nem a uns, nem a outros. Mas acima de tudo, penso que o factor decisivo será sempre o preço.

1 comentário:

  1. Não sei porquê, mas as lentes "saídas para fora", dão-me a sensação de fragilidade... isto considerando o efectivo uso diário de um Smartphone.

    Transmite-me também uma sensação de "desequilíbrio". Dá a sensação que terá bem mais peso na parte superior o que pode ser desagradável, mas também é verdade que a Samsung devia ter acautelado ao milímetro a distribuição do peso.

    O meu feedback é positivo, de longe muito mais bonito e elegante que o anterior... :)

    Veremos o que a HTC tem na manga(Zoom óptico verdadeiro no mercado entre 8-12meses), sem recorrer a este mecanismo "pesado".

    ResponderEliminar