2014/04/12

Super Planet Crash - Cria um sistema solar


Um dos primeiros programas que transcrevi no velhinho ZX Spectrum (no tempo em que as revistas traziam as listagens dos programas e jogos que tínhamos que laboriosamente escrever) era um que nos mostrava a órbita de um planeta em redor de uma estrela, e onde podíamos brincar com a massa e força da gravidade para ver o seu comportamento. Por isso, poderão imaginar como fiquei automaticamente apaixonado por este Super Planet Crash que nos permite fazer algo idêntico para um sistema solar completo.

O objectivo deste Super Planet Crash é criar um sistema solar estável, onde não haja choques durante 500 anos... e à medida que se começa a brincar depressa se descobre que isso nem sempre é tão simples como poderá parecer à primeira vista. E ainda por cima, caso desejem obter pontuações mais elevadas terão que arranjar forma de lá colocar objectos com maios massa, como planetas gigantes e até estrelas anãs (que têm sempre um efeito engraçado na órbita dos restantes planetas.)

Enfim, um jogo que a brinca, vai servindo para mostrar aos mais novos (e a todos os outros) o efeito da gravidade neste nosso Universo. E quem sabe... talvez seja a inspiração necessária para que um dos nossos pequenitos possa no futuro vir a ser o próximo "génio" da astrofísica que irá encontrar a resposta a alguns dos grandes mistérios que continuam a intrigar os cientistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)