2014/04/12

YouTube prejudica mais as vendas de Música que a pirataria?

As editoras queixam-se continuamente do declínio das vendas de música nos formatos tradicionais, e invariavelmente apontam as queixas à pirataria na internet. O que muitas vezes se esquecem é que existem muitos outros factores que é preciso ter em conta, e um estudo vem dizer que o YouTube pode ser também um dos culpados por esse declínio.

A Warner Music tinha músicas no YouTube, mas em 2009 optou por remover todas as músicas do seu catálogo do serviço de vídeo do Google. Segundo este estudo que olhou para as vendas antes e depois dessa remoção, as vendas da Warner Music subiram com a saída do YouTube. Algo que não me parece assim tão surpreendente... considerando os meus próprios hábitos musicais.

Embora detenha uma volumosa colecção de CDs, o que é certo é que actualmente não acumulo quase nenhuma música em formato digital nos meus smartphones ou computadores. Quando quero ouvir algo, abro uma página do YouTube e procuro pela música em questão. Raras são as vezes em que não consigo encontrar a música que quero ouvir, e isso faz com que não me preocupe muito em arranjar outras formas de as conseguir ouvir. Já em modo mobile, prefiro ocupar o meu tempo com outras coisas (de vez em quando ainda tento ouvir uns podcasts, mas não é coisa que faça regularmente) - e no carro, prefiro dar uso à rádio (das que tenham pouca publicidade), ou em último caso recorrer a uma pen USB cheia de música. De qualquer forma, mesmo que não encontre a música no YouTube, isso também não significa que automaticamente fique com vontade ou disposição para a comprar - o mais certo será simplesmente procurar outra, e repetir o procedimento até que encontre alguma (dica, Mezzoforte ao vivo em Rejkavic serve sempre para entreter durante umas horas. :)

E no vosso caso, de que forma é que o YouTube influenciou (ou não) a compra ou o consumo de música?

2 comentários:

  1. Para comprar um álbum tenho de gostar de todas as músicas (vá, aceito uma ou duas fraquitas pelo meio). O primeiro passo para o comprar é ouvir tudo online tantas vezes que até enjoe. Se não enjoar, compro :)
    O Youtube aumentou as minhas compras de música.

    ResponderEliminar
  2. Já não compro musica, consumo-a pelos meios gratuitos que existem: spotify, youtube, radio. Ocasionalmente vou a espectáculos ao vivo.
    Os tempos avançam... a malta das espadas choraram quando apareceram as pistolas, a malta dos correios chorou quando apareceram os emails e a malta dos formatos físicos naturalmente chora com o aparecimento dos formatos digitais.
    Eles também ganham, e muito, dinheiro com o Youtube, mas como é mais um intermediários e ganhar lucros que eles não controlam, não lhes agrada.

    ResponderEliminar