2014/05/16

7 dicas valiosas para OS X


Mesmo não sendo um grande apreciador do Mac OS X (confesso que em grande parte por culpa da falta de paciência para me adaptar a um sistema novo - precisamente o oposto daquilo que recomendo a todos, que experimentem os mais diversos sistemas o mais cedo possível, antes que fiquem acomodados a qualquer um deles), há algumas funcionalidades que poderão escapar até aos utilizadores mais experientes. Hoje trago-vos 7 dicas valiosas para quem usa o Max OS X e que foram compiladas pelo LifeHacker.


1. Optimiza a tua rede WiFi com a Diagnostics Tool


Se de vez em quando ficam frustrados com o comportamento da vossa rede WiFi,  o melhor será espreitarem o que se passa. E para isso o OS X disponibiliza uma valiosa ferramenta de diagnóstico. Para a encontrarem têm que fazer Option-Click no símbolo do Wi-Fi na barra de menu e seleccionar "Open Wi-Fi Diagnostics" (e passar à frente do wizard). No Mavericks podem fazer Cmd+2, e nos OS X mais antigos Cmd+N. Terão acesso a um relatório pormenorizado sobre as vossas redes e redes próximas que poderão estar a causar interferências e resolver os problemas.


2. Gravar screencasts com o Quicktime


Se precisarem criar um vídeo de algo que estão a fazer no ecrã (por exemplo, um tutorial sobre como usar um programa para colocarem no YouTube), vão gostar de saber que poderão fazê-lo com o QuickTime que vem de origem desde OS X 10.6. Para o fazerem têm apenas que abrir o QuickTime e clicarem em File-New Screen Recording. Poderão também gravar a vossa voz e fazer algumas edições de vídeo básicas.


3. Usar introdução de texto por voz
Se se sentem mais à vontade a falar do que a escrever, poderão querer experimentar usar o sistema de dicção por voz integrado no OS X (desde o Mountain Lion). A sua integração com o sistema faz com que esteja disponível em praticamente todas as apps que suportem introdução de texto, e poderá ser aquilo que necessitam para poderem escrever "sem mãos". Só têm que dar um salto a System Preferences > Dictation & Speech para explorarem esta vertente. Infelizmente, por agora só será útil para quem tiver que escrever nas seguintes linguas: Inglês (U.S., UK, Austrália, Canadá), Francês, Alemão, Japonês, Mandarim, Cantonês, Espanhol, Coreano, e Italiano.


4. Usar assinaturas digitalizadas nos documentos


Se já passaram pela triste experiência de tentar replicar a vossa assinatura escrita usando o rato, apreciarão a funcionalidade que o Preview do OS X que vos permite fazer muito mais que as edições básicas de textos e imagens. Com a Signature Capture podem facilmente passar uma assinatura escrita em papel para um documento digital.

5. Acesso rápido ao dicionário


Ninguém nasce ensinado, e não é incomum que de vez em quando nos deparemos com uma palavra que nos coloque algumas dúvidas. O OS X tem um dicionário integrado que permite rapidamente tirar todas as dúvidas. Para isso apenas têm que colocar o ponteiro do rato sobre a palavra em questão e fazer um "tap" com três dedos no trackpad, ou em alternativa pressionarem Cmd+Ctrl+D, para surgir uma janela com a definição da palavra, sinónimos, e demais explicações.


6. Fazer reconhecimento de escrita com o Ink


Para usarem este terão que ligar um tablet ao vosso Mac. O Ink é o sistema de reconhecimento de texto do OS X, mas só aparece quando lhe ligam um tablet gráfico com o respectiva stylus. Para além de vos permitir fazer todo o tipo de desenhos e rabiscos, poderão activar o modo de reconhecimento de escrita e usarem-no para introduzir texto em todos os programas que vos permitam escrever texto com o teclado.


7. Encontrar opções com o Help Menu

Por vezes não damos com as opções que desejamos. O Help Menu pode ser pouco utilizado, mas é um auxiliar precioso nestas situações, estando sempre a uma combinação de teclas de distância (Cmd+Shift+/) e permitindo pesquisar por aquilo que queremos - apresentando-nos as diversas opções do menu que servirem de resposta.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)