2014/05/07

App do Google Maps ganha navegação com faixas de rodagens e gestão de mapas offline


Se estavam divididos entre o melhor aspecto dos novos mapas do Google mas a inexplicável falta de funcionalidades que tinham ficado esquecidas, pode ser que tenham o problema resolvido com esta mega-actualização repleta de "novidades" (que nalguns casos acabam por ser a reposição de coisas que existiam nos mapas antigos - mas com algumas "novas" novidades também).

Esta actualização do Google Maps, já disponível para iOS e para Android (com a plataforma da casa a sofrer do habitual processo de "lotaria" que faz com que a app fique disponível de forma faseada) traz coisas como: suporte decente para mapas offline (basta pesquisar por um local para surgir a opção de descarregarem o mapa dessa região, e com a possibilidade de se manterem offline e gerirem múltiplas áreas) e navegação com indicação das faixas de rodagem adequadas.
Mas há mais: filtragem de restaurantes, hoteis e bares, por preços, horas de abertura, pontuação dos clientes, etc.; navegação com transportes públicos passa a mostrar o tempo dos percursos a pé e o horário do próximo transportes; a navegação passa a mostrar também a distância e tempo de chegada (finalmente!) e acesso rápido a rotas alternativas; os pontos gravados - marcados com a estrela - são sincronizados e ficam disponíveis em todos os dispositivos (se fizerem login, claro); e no caso da app para iOS (uma vez que no Android não me chegou para poder verificar), temos acesso aos contactos, e regressa o tap-and-hold para largar um pino no mapa e permitir gravar e partilhar esse ponto (outra coisa básica que tinha ficado esquecida!)

Quem usar a navegação do Google Maps por cá com estradas de múltiplas faixas, depois que avise se a indicação das faixas está a funcionar por cá. ;)

5 comentários:

  1. Depende do país.
    Acho que em Portugal só se ganha o download dos mapas para utilização offline.

    Confirmei que, tendo feito o download do mapa, em offline a única coisa que se pode fazer é ampliar/reduzir e que estão lá os nomes das ruas. Em offline não se pode fazer pesquisas nem traçar rotas.

    O que não sei é se passando para online vai utilizar o mapa de que se tinha feito o download para utilização offline, ou descarrega novo mapa (como fazia antes de haver mapas offline).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, os mapas offline é só para consulta; e usados como "cache" se estivermos na zona. (Portanto, se querem poupar alguns megabytes, podem descarregar o mapa da vossa área - se bem que com os mapas vectoriais, o consumo é bastante reduzido e por norma fica na cache normal da app).

      Eliminar
    2. Experimentei e fazendo o zoom "grande Lisboa" (para quem não sabe é o zoom que dimensiona o mapa, o detalhe é o mesmo, apenas variam os MB do mapa) e são à volta de 8 a 10 MB.

      Também não sei as semelhanças/diferenças entre o mapa de que se fez download para utilização offline e o mapa guardado na cache normal da app.

      Agora, o mapa para utilização offline não permitir fazer pesquisas, ao contrário de outras apps, limita muito a sua utilidade.

      Eliminar
    3. P.S. Confirmei o que disseste. Dentro da zona abrangida pelo mapa offline, passando a online continua a ser utilizado o mesmo mapa. Por isso fazendo o download prévio do mapa (por WiFi) poupa-se no tráfego por 3G.

      Eliminar
  2. Também descobri, quando estamos a navegar, ao parar num cruzamento, numa rua dizia q o tempo era mais 1 min, mais a frente clickei no ecrã numa rua diferente a da rota, ele recalculou a nova rota depois de ter clikado! Grande update...

    ResponderEliminar