2014/05/11

Estradas solares no Indiegogo


A ideia de utilizar as estradas para gerar energia, usando um piso coberto por painéis solares não é nova - e alguns estudos apontam que se toda a área de estradas fosse usada como painéis solares, teríamos energia suficiente para tudo o que precisamos. Agora, há um projecto no Indiegogo que quer tornar essa ideia realidade.

Este Solar Roadways pretende criar módulos hexagonais autosuficientes que integram painéis solares, iluminação LED, sensores de pressão, e sistema de aquecimento (para evitar a acumulação de gelo e neve). Para resistir aos abusos recorre a vidro temperado e texturado, capaz de resistir a mais de 110 toneladas.

Nestes módulos protótipo, os painéis solares cobrem apenas cerca de 60% da área total, coisa que seria resolvida no modelo final, onde a produção em volume permitiria criar painéis solares à medida, ocupando 100% da área útil.


Como cada módulo tem iluminação LED e o seu próprio microprocessador, estas estradas solares poderiam autoconfigurar-se, apresentando as faixas de rodagem iluminadas, sinalização de trânsito, e até sinais de alerta de que existe uma situação de perigo mais à frente. Em caso de qualquer anomalia um módulo poderia instantaneamente comunicar com um posto de controlo central, para que fosse feita a devida manutenção.

É sem dúvida uma ideia megalómana e que qualquer mente crítica receberá com uma dose de cepticismo. Mas por vezes é preciso um pouco de loucura para mudar as coisas... e quem sabe, se esta pequeno projecto no Indiegogo não acabará por ser a "faísca" necessária para revolucionar a forma como se produz energia?

A nível de preocupações, considero que a superfície em vidro temperado, mesmo texturado, poderá não fornecer a aderência necessária para uma circulação em segurança (particularmente em condições de chuva intensa); ao ter a superfície texturado parece-me também que ao fim de poucos dias de utilização, estes módulos estarão completamente cobertos por lixo e sujidade, derrotando o propósito de gerar energia solar; e por fim, parece-me excessivo que peçam $10,000 dólares para quem quiser receber uma "prenda" decente nesta campanha (um pequeno hexágono à escala, funcional tal como os reais). Penso que não teria sido complicado criar alguns pequenos hexágonos "de brincar", com painel solar e alguns leds, e que fossem disponibilizados por algumas dezenas de dólares... Mas claro que podem contribuir com bastante menos, a começar nos $5.



1 comentário: