2014/05/06

Grupo pirata vê o seu trabalho pirateado por outros piratas


No submundo das piratarias na internet, vários grupos de crackers competem entre si sempre que um novo jogo ou programa é lançado, para serem is primeiros a disponibilizar uma versão pirateada e livre de DRM. Agora, parece haver um grupo que não hesita em piratear o trabalho dos outros piratas.

A prova parece ter surgido nas passadas semanas com a chegada do jogo Trials Fusion, cuja versão pirateada para PC surgiu primeiro pelas mãos de um grupo chamado CODEX (um recém-chegado neste "panorama"). Não deixava de ser estranho um grupo recente ter superado os veteranos que costumam ser os primeiros a conseguir fazer este tipo de coisas... mas depois de uma análise ao código da versão disponibilizada, o grupo Skidrow (bastante mais conhecido e com maior reputação) veio afirmar que o grupo CODEX terá roubado a sua versão, com código 99% igual incluindo algumas formas específicas de fazer certas operações.

O mais curioso é que até há relativamente pouco tempo, estes grupos usavam métodos de "protecção anti-cópia" para evitarem precisamente que este tipo de situação acontecesse; mas como esses métodos frequentemente fazem disparar os sistemas de alerta dos anti-vírus, que assinalarão esses programas como sendo suspeitos, deixaram de o fazer.

Não deixa de ser caricato que alguém que se dedica a disponibilizar o trabalho dos outros agora fique chateado por lhes fazerem o mesmo. Mas nestas coisas do submundo da internet há um conjunto implícito de regras de "bom comportamento", e ter um grupo a roubar o trabalho de outro poderá dar origem a uma autêntica ciber-guerra digital.

4 comentários:

  1. É fácil roubar nos cracks, esse devia ser uma keygen! Os programas não deviam estar protegidos e antes eu gostava dos alterar, mas poucos davam :( Mas eles protegem...tem programas bonitos :)

    ResponderEliminar
  2. Resposta dos "newbies"...

    http://scenenotice.org/details.php?id=2224

    ResponderEliminar