2014/05/09

Izitru quer detectar imagens falsas na internet


Há muito que se sabe que já não podemos confiar naquilo que vemos (muito menos na internet). A facilidade com que hoje em dia se manipulam os pixeis permite criar montagens que poderão enganar qualquer pessoa, e este Izitru é um serviço que quer adicionar uma camada de autenticidade às fotografias que temos na web.

Para isso o Izitru aposta numa utilização bastante simples: basta fazer o upload de uma imagem JPEG "original", e o serviço irá analisá-la para tentar determinar a sua autenticidade. Para receberem um voto de autenticidade as fotos têm que passar nos seis testes de validação que o serviço utiliza, e que incluem coisas como analisar o tipo de dados que cada câmara inclui num ficheiro JPEG, assim como artefactos que podem ser causados pela regravação ou edição da imagem.

No entanto, o serviço deixar sempre margem para dúvidas, uma vez que no pior caso o serviço indicará que não é possível avaliar a imagem, ou que a mesma foi regravada e que portanto poderá ter sido modificada. Uma classificação de "definitvamente falsa" é algo que apenas é atribuído caso a caso, após uma análise mais detalhada à imagem em questão.

Quero acreditar que alguém verdadeiramente empenhado em manipular imagens, terá as ferramentas necessárias para o fazer de forma a iludir estes sistemas de verificação automática, mas... uma vez que há também quem apenas se dedique a fazer umas montagens apressadas na tentativa de enganar alguém (ou muitos), este Izitru sempre servirá para lhes complicar a vida.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)