2014/05/09

Travic mostra-nos um mundo com o trânsito ideal


Há poucas coisas que me irritam mais do que o tempo que milhares de portugueses desperdiçam diariamente no absurdo pára-arranca no meio do trânsito. Este Travic é uma visualização que nos faz sonhar, pois mostra-nos como seria possível viajar por uma cidade sem interrupções, se o trânsito fluísse da forma ideal.

Este TRAVIC é uma ferramenta que recorre aos dados fornecidos pelas empresas de transportes públicos, e que os apresenta como seriam se não houvesse o "pequeno detalhe" dos restantes veículos na estrada e demais imprevistos que criam o caos diariamente. Mas não deixa de ser inspirador ver como seria um mundo em que os horários de todos os transportes públicos poderiam ser seguidos e cumpridos "ao segundo", e que certamente fariam com que muitas pessoas repensassem a utilização do seu carro para se deslocarem (bem, exceptuando a questão das greves. :P)

Olhando mais para o futuro, este é o cenário que se tornará possível assim que os automóveis sem condutor começarem a circular pelas nossas estradas, podendo comunicar com um centro de comando regional que organize e planeie automaticamente a rota mais eficiente e com a garantia que poderá ser seguida sem que exista qualquer impedimento ou pausa.

Infelizmente, isso não irá evitar que milhões de condutores em todo o mundo ainda tenham vários anos pela frente em que irão acumular horas diárias de stress à custa do trânsito.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)