2014/06/19

Code Spaces encerra serviço depois de hacker ter eliminado dados dos clientes


O que fariam se tivessem um serviço na internet que promete segurança total dos vossos dados, mas que de um momento para o outro fica sem nada? Para a Code Spaces - uma empresa de alojamento de desenvolvimento de programas e gestão de projectos - a resposta é simples: encerrar o serviço.

Bem sabemos a importância de se manterem os dados em segurança. Algo que tanto é válido para as nossas fotografias que guardam memórias que não podem ser "repetidas"; como para um projecto no qual estejam a trabalhar há meses (ou anos). Por isso os clientes da Code Spaces ficariam certamente satisfeitos com a declaração que encontravam no site da empresa:
Backups

At Code Spaces, we backup your data every time you make a change at multiple off-site locations, giving you peace of mind with each commit.

Se para um programador a trabalhar em casa os backups são algo que é levado bem a sério, a promessa de que esta empresa teria backups em múltiplos locais seria algo ainda melhor. Só que infelizmente, essa declaração não esteve à altura das expectativas. Tal como muitas outras empresas, a Code Space recorre aos serviços de cloud da Amazon (AWS) como infraestrutura dos seus serviços - e um hacker conseguiu aceder à conta da empresa e assim tomar controlo de toda a sua informação.

Depois de ter tentado extorquir dinheiro e da empresa tentar recuperar o controlo da conta, o resultado foi o hacker eliminar a quase totalidade da informação da empresa - leia-se: todos os preciosos dados dos seus clientes! Afinal... aqueles "backups" em múltiplas localizações pareciam limitar-se a espaço mantido no mesmo serviço, e que terminou neste desastre digital.

Fica o alerta de que nem mesmo aqueles que prometem a máxima segurança dos nossos dados na "cloud" deverão ser considerados à prova de risco. Para dados realmente importantes, e por muito que confiem na "cloud", não deixará de ser saudável tratarem igualmente de backups alternativos em diferentes serviços (e também localmente nas vossas próprias máquinas/discos, se possível).

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)