2014/06/11

Docomo cria primeiro Portable SIM para autenticação wireless


Os cartões SIM que usamos no interior dos nossos telemóveis, smartphones e tablets são algo que em só pensamos quando se avariam ou quando trocamos de equipamentos. Agora a NTT Docomo quer transferir o SIM para fora destes equipamentos, permitindo-lhe assumir de forma ainda mais marcada a sua função.

O cartão SIM (subscriber identity module) veio permitir que a identificação de um cliente fosse feita de forma independente do dispositivo que é usado - e é por isso que hoje podem colocar o vosso cartão SIM num telemóvel de um amigo e falarem como se fosse o vosso, com o vosso saldo e operador. A NTT Docomo quer levar o conceito ainda mais longe com o Portable SIM, um cartão SIM wireless que poderá fazer o mesmo efeito de autenticação mas em muitos mais dispositivos.

Por agora este Portable SIM é um pouco volumoso, mas a ideia é a de que no futuro possa ser usado como uma bracelete ou integrado num wearable. Depois, bastaria chegar perto de um smartphone ou tablet no trabalho para que ele pudesse ser usado como sendo nosso; e uma vez que o cartão SIM pode conter múltiplos dados de autenticação, ser usado para muitos mais serviços: como por exemplo, lojas online, etc.

Claro que o facto de se tratar de uma comunicação wireless (bluetooth) abre novas questões de segurança e de potenciais abusos; mas sendo o cartão SIM um sistema que foi pensado de raiz com as devidas preocupações de segurança, é de crer que também isso estará a ter sido em consideração. Pelo menos, seria da forma que simplificava a vida àquelas pessoas para quem o "tira e mete" de cartões SIM entre diferentes dispositivos é uma operação diária - se alguma vez isto vier a ser implementado em larga escala.

6 comentários:

  1. A ideia é boa mas nem o Bluetooth nem o NFC são suficientemente seguros para lhes ser confiada a nossa identidade digital

    ResponderEliminar
  2. Desculpa discordar AMC, mas a ideia é péssima. Então mas anda tudo a querer ser "anónimo" online e vêm estes a espetar um carimbo com a tua identidade em qualquer rede wifi que entres?!
    Acho que morre à nascença o projecto. Mas é só a minha opinião, claro.

    ResponderEliminar
  3. Entao nao percebeste a ideia. Isto não é para quem quer ser anónimo mas sim para quem quer autenticar-se o que já se faz de modo seguro com um sim há muitos anos

    ResponderEliminar
  4. Entendo num contexto empresarial com diversas filiais.
    Substitui RADIUS e afins, certo!?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não exatamente

      Portable SIM can securely store multiple credentials, such as IDs and passwords, so it also can be used with PCs and other connected devices to eliminate the need to type in such information when accessing online-shopping and other sites.

      ou

      for example, the smartphone user can switch their subscriber identity from a personal device to a shared tablet in the workplace.

      é como se tivesses um Cartão de Identificação digital que podes utilizar em vários dispositivos digitais

      Eliminar
    2. Obrigado pelo esclarecimento AMC. Assim já parece outra coisa :)

      Eliminar