2014/06/05

Luvas Control VR transformam-te no Iron Man com os Oculus Rift


Já por várias vezes referi que os óculos de realidade virtual como os Oculus Rift são apenas o primeiro passo para nos levar para os mundos virtuais. Para além disso são necessários outros acessórios, como estas luvas da Control VR que permitem captar os nossos gestos.

A sensação mais comum de qualquer pessoa que experimente um ambiente de realidade virtual imersivo, é a de que lhe "faltam os braços". Usar um teclado ou um gamepad para nos deslocarmos ou fazermos qualquer acção passa a ser completamente anti-natural. O Control VR é um sistema que permite solucionar isto usando umas luvas que detectam o movimento dos nossos braços, mãos e dedos - permitindo transpor isso para o mundo digital.


O resultado é impressionante, como se pode ver na demonstração que se segue, e em que com uns Oculus Rift, nos transformámos num autêntico Iron Man, usando os nossos braços para controlar o nosso voo pelo ar, assim como apontar e usar as armas para eliminar os nosso inimigos.

Infelizmente, este sistema custa cerca de $300 por braço - valor pelo qual seria bem mais versátil recorrer a uma ou mais câmaras 3D tipo Kinect, que para além de determinarem a posição dos nossos braços e mãos, também poderiam detectar a nossa postura corporal (que seria algo que um sistema como este Control VR não permitiria fazer.)

1 comentário:

  1. Isto da realidade virtual está a tornar-se um caso sério de tal modo que no vídeo acima cheguei a temer pelo canito que por ali apareceu!

    ResponderEliminar