2014/06/02

Mapeamento e navegação de interior


Bem a propósito das lâmpadas LED da GE com localização integrada de que falamos, eis que temos muitas mais empresas a apostar na navegação de interiores, naquela que promete ser a grande aposta depois do GPS ter tornado acessível a navegação no exterior.


Os iBeacons bluetooth, as lâmpadas LED com comunicação via luz, ou outros sistemas como o da Indoor Atlas que usam o mapeamento magnético para nos levar até qualquer local com uma precisão suficiente para que se encontre um produto numa loja, são sistemas de navegação de interiores que começaremos a ver de forma cada vez mais frequente no nosso dia a dia.

Sistemas que também permitirão aos comerciantes analisar de forma mais precisa os padrões de movimentação dentro das suas lojas, e optimizar a localização dos produtos; e que posteriormente também transitarão até para os ambientes domésticos - não porque não nos saibamos movimentar em nossas casas, mas sim porque saber por onde andamos poderá fazer com que automaticamente sejam feitas certas operações. Entrarem na casa de banho de manhã poderá fazer com que o chuveiro se abra automaticamente para o duche matinal; entrarem na sala ao final do dia poderá fazer com que a televisão se ligue automaticamente; etc. etc.

Por mim, já só espero algo ao estilo de Google Glass, que me vá dando direcções para encontrar aquilo que procuro sempre que vou a um Continente/Jumbo/etc. (ou por outro lado, não seria mau ver estas empresas reduzirem o custo da entrega ao domicílio... e assim até me poupavam lá ter que passar. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)