2014/07/30

Bolt - o Snapchat do Instagram


Dantes, estávamos habituados a ver uma grande empresa lançar algum serviço ou app de sucesso e surgirem centenas ou milhares de clones que se apressavam a tentar captar parte do seu mediatismo. Agora, parece a que a tendência é precisamente a oposta: sempre que uma qualquer start-up parece encontrar o seu nicho de mercado, são os "grandes" que se apressam a copiá-los.

Agora, é a vez do Instagram se aventurare numa app de mensagens imediatas e descartáveis... o Bolt, disponível para iOS e Android, mas por agora apenas em alguns países seleccionados (Singapura, Nova Zelândia e África do Sul.) O Instagram explica a escolha destes países por terem uma quantidade elevada de utilizadores do Instagram, que falam inglês e... têm Androids recentes. Mas antes de reclamarem desta decisão, relembrem-se que estes utilizadores estão a servir de cobaias para testar esta nova pp.

E de que se trata então?

Para os utilizadores de apps como o Snapchat, Taltalk e outros, não encontrarão nada de novo. Esta app deixa-nos criar a nossa lista de contactos, cuja fotos aparecerão no ecrã e bastará dar um toque nelas para que imediatamente lhes seja enviada uma foto do momento. Para evitar os frustrantes e desincentivadores processos de registo, também ele usa apenas o vosso número de telefone como identificador, pesquisando pela vossa lista de contactos para encontrar os vossos amigos.

Também é possível enviar vídeos, mantendo pressionando o dedo no ecrã durante o tempo que quisermos; mas por outro lado não há forma de enviar fotos ou vídeos previamente gravados que estejam na nossa galeria de imagens; nem tão pouco enviar uma mesma foto do momento para vários contactos simultaneamente.

O Instagram diz que a simplicidade de enviar uma foto com um só toque para os nossos amigos mais chegados irá conquistar os utilizadores... a mim parece-me que a maioria continuará preferir a dar dois ou mais toques nas apps que já usa para esse efeito, e que lhes dão maiores possibilidades de controlo sobre o que querem enviar e como o querem fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)