2014/07/01

Dezenas de filmes clássicos desaparecem do Netflix


Ninguém duvida do comodismo acrescido que um serviço de streaming como o Netflix disponibiliza, em que temos milhares de séries e filmes à distância de alguns toques. Mas por vezes não há como não sentir saudades do tempo em que se tinham as coisas fisicamente... e sabíamos que seriam nossas "para o resto da vida" - como acontecerá com o desaparecimento de mais umas dezenas de filmes do Netflix.

Seria bom se as coisas fossem 100% estáveis e fiáveis, mas neste mundo das guerras dos direitos de autor e licenciamentos, as coisas tornam-se bem mais complicadas, com os direitos de exibição a serem negociados caso a caso e com "prazos de validade". E agora chega o momento em que o Netflix vê expirar mais umas dezenas de licenças de exibição, que incluem filmes como:

As Good As It Gets, Chinatown, Close Encounters of the Third Kind, Dr. Strangelove, Event Horizon, Evil Dead II, From Russia With Love, Gattaca, Goldfinger, Rocky (do I ao IV), Spaceballs, Taxi Driver, The Running Man e o inesquecível The Terminator, entre muitos outros.

Bem sei que muitos me dirão: "é assim que as coisas são"... Mas neste caso, parece-me que lá por as coisas serem assim, não significa que deveriam ser assim. Espero que num futuro não muito distante, se chegue finalmente a um consenso sobre a melhor forma de lidar com a distribuição e justa compensação pelo usufruto dos conteúdos que não seja abusiva para os ouve, lê, ou vê.

2 comentários:

  1. Considerando que nem Netflix temos em Portugal parece-me irrelevante que o Netflix tenha perdido os direitos de transmissão desses filmes.
    Muito fácilmente se consegue obter esses filmes legalmente noutros serviços e meios.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema é que é Portugal, devido a ACAPOR's, SPA's, afins e congeneres é *muito* fácil teres os conteudos ilegalmente do que legalmente. *MESMO* querendo pagar o que é legitimo

      Eliminar