2014/07/14

Reconhecimento de voz do Google já aceita correcções por voz


Embora por cá continuemos a aguardar que tanto o Android como o iOS se tornem mais úteis em termos de reconhecimento de voz e comandos em Português, para quem não se importa de falar em inglês para o seu Android a coisa pode agora tornar-se menos frustrante em caso de erros.

É certo que o reconhecimento de voz já atingiu uma nível surpreendente e que muitas vezes consegue detectar tudo o que dizemos sem erros ou hesitações; mas inevitavelmente lá temos que nos deparar com os frustrantes casos em que aquilo decide reconhecer algo que não foi o que dissemos. Se o estiverem a fazer no Google poderão agora corrigir esse erro usando a própria voz e dizendo: "No, I said..."

Ou seja, se tiverem dito algo como "Ok Google, find me the nearest bars" e ele o tiver reconhecido como "find me the nearest cars", poderão logo de seguida dizer "Ok Google, no, I said bars" - e supostamente o Google será suficientemente inteligente para saber onde aplicar a correcção e dar-vos a resposta correcta. É pena ter que dizer "Ok Google" no início, em vez de começar logo pelo "No, I said"... mas, se tiverem numa situação onde não será conveniente fazerem a correcção manualmente (com as mãos), será sempre agradável ter esta opção de usar a correcção por voz.

Esperemos que com o Android L os comandos de voz em Português já sejam bem mais capazes e úteis.

3 comentários:

  1. Tenho uma pequena dúvida e se possível gostaria que me esclarecessem. Tenho o Google now activo no nexus 7 mas qualquer coisa que eu diga ele vai sempre fazer uma pesquisa no google. Pegando no exemplo do artigo, se eu dissesse "Ok Google, find me the nearest bars" ele não deveria ir para o google maps ou algo do género?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que ter o sistema definido como "inglês".

      Eliminar
    2. o SO todo? não só o google now? ok, faz sentido.. Obrigado ;)

      Eliminar