2014/08/10

A guerra da Amazon pelo preço mais baixo dos eBooks


A Amazon está neste momento no meio de uma guerra aberta com um editor, que se recusa a baixar o preço dos eBooks dos autores que representa para os valores que a Amazon pretende. Uns encaram isso como mais um abuso que um gigante como a Amazon faz sobre os que querem usar a sua infraestrutura para chegar aos seus milhões de clientes; outros recordar-se-ão da velha máxima de que "quem não conhece os erros do passado está condenado a repeti-los".

Quem compra eBooks já se terá interrogado sobre o motivo alguns deles têm preços exorbitantes. Anteriormente os preços eram justificados com o custo de produção dos livros e da sua distribuição. Com os eBooks esses custos desvaneceram-se, mas em vez de assistirmos a uma redução dos preços, assistimos à desculpa de que afinal esses custos eram insignificantes, e que por isso o custo dos eBooks não podia ser significativa.

Goste-se ou não da posição da Amazon, o que é certo é que há quem diga que eles... têm razão. E parte mais curiosa, para além de terem criado toda uma plataforma que permite a milhares de autores ultrapassar os editores tradicionais e auto-publicar os seus livros directamente para o público, é o facto de relembrarem o que se passou com os livros "paperback".

Tradicionalmente, os livros são items dispendiosos, e a que nem todos tinham acesso. Mas a certa altura, alguns editores começaram a apostar na produção em massa de livros "paperback". Livros que são produzidos sem as encadernações de luxo dos livros de capa rígida, e que vieram reduzir imensamente os custos face aos livros tradicionais. O resultado foi uma explosão no número de leitores e de livros vendidos... mas, contrariamente ao que seria lógico pensar, também a maioria dos editores se insurgiu contra este novo formato, dizendo que iria arruinar os autores (e editores), por causa dos seus preços reduzidos. (Faz-me lembrar a doentia guerra que se fez contra a rádio, e que também era anunciada como sendo a "morte dos artistas"!)

A Amazon apresenta factos, baseados nos resultados que eles tão bem conhecem, de que se um eBook tiver um preço de $9.99 em vez de $14.99 venderá 1.74 vezes mais - resultando numa situação em que todos ficam a ganhar: os leitores têm acesso a livros mais baratos; os autores ganharão ainda mais dinheiro com isso: em vez de venderem 100 mil livros a $14.99 venderão 174 mil livros a $9.99; ou seja em vez de $1,499,000 receberão $1,738,000. Com um "desconto" de 33% irão receber 16% mais - e isto sem contar que chegam a 74% mais leitores.

Dá que pensar... e levando as coisas ao limite extremo: será que alguém se preocuparia sequer em piratear fosse o que fosse, se o custo dos produtos legais fosse tão ridiculamente baixo que nem sequer se tornasse justificável procurá-los em qualquer outro lado que não fosse na sua origem devida?

1 comentário:

  1. Há uma coisa que eu juro a pés juntos: a Amazon está interessada, única e exclusivamente, em beneficiar os leitores e os autores ;)

    Como toda a gente sabe, as obras aparecem assim - o autor acorda de manhã, com a obra escrita e diz: "E agora onde é que a vou publicar de maneira que me dê mais dinheiro, tenha mais leitores e que precisem de pagar menos? É em suporte electrónico, já não há custos em papel, já não preciso de editor, vou já falar com a Amazon".

    A coisa não é bem assim e os editores têm um papel importante, a acompanhar os escritores e a selecionar e rever as obras a publicar, pelo menos nos filmes.

    O engraçado é que a Amazon não quer pôr os editores de fora, quer pô-los às suas ordens. A pressão para os editores lhe cederem os seus best-sellers para vender a $9.99 já tem anos, não é nada de novo, basta pesquisar por $9.99 e $14.99. Arranjar gente pró e contra não é difícil.

    ResponderEliminar