2014/08/25

iPhones 6 vão ter câmara saliente?


Estamos a praticamente duas semanas de ficar a conhecer a nova geração de iPhones da Apple, e para além do aumento de tamanho em duas variantes (4.7 e 5.5") surgem agora indicações de que ambos os modelos poderão contar com câmaras traseiras que ficam salientes.

Este rumor surge de uma fonte que parece ser bastante credível: de fotos de máquinas no interior da própria Foxconn onde se estão a fazer estes novos iPhones.


Mas antes que fiquem em choque com estas revelações, há diversos aspectos que é preciso ter em conta. Para começar, estas fotos foram tiradas em Fevereiro, e referem explicitamente de que se tratam de protótipos em fase de estudo. Uma das imagens refere até as melhorias que foram possíveis obter-se do primeiro protótipo para o segundo, com uma redução do tamanho da saliência da câmara.

Por isso, há que considerar a hipótese de que desde essa altura já tenha sido possível colocar a câmara traseira à face, embora as indicações de que estes novos iPhones sejam os mais finos de sempre possam significar que a Apple opte por esta solução - tal como já o fez para o seu mais recente iPod Touch, de espessura ultra-reduzida e que também conta com igual protuberância na câmara.

O que vos parece... acham que esta câmara saliente poderá "afugentar" potenciais clientes para este novo iPhone? Acham que se justifica a perseguição pela espessura mais reduzida possível, mesmo se depois temos que ter uma câmara "de fora"?

Por mim, parece-me que isso só faria sentido se essa protuberância permitisse o encaixe de lentes extra, como também já foi referido há alguns meses. Porque senão... que engordem o iPhone essas décima de milímetro e aproveitem o espaço para colocar uma bateria maior, que dá sempre jeito.

1 comentário:

  1. Duvido que haja "protuberâncias". Já ninguém se lembra, mas a Samsung fez uma campanha publicitária dizendo que o Galaxy S2 era o smartphone mais fino do mercado, com uma espessura de 8,71mm.

    A Apple reclamou, porque na parte mais grossa o Galaxy S2 tinha uma espessura de 9,91,mm - e sendo assim, o mais fino era o iPhone 4, com uma espessura uniforme de 9,3mm. A entidade que regula a publicidade em Inglaterra (Advertising Standards Authority) deu-lhe razão, dizendo que devia ser medido na parte mais espessa e não na parte mais fina.

    Não sei se algum fabricante faz isso quando anuncia a espessura dos telelés. Palpita-me que estão a dar a da parte mais fina, e a diferença às vezes é considerável.

    A Apple também está metida na guerra das "finuras" (guerra que só prejudica os consumidores que trocavam de boa vontade menos mm por mais mm e mais bateria), não vai aumentar a espessura, nem que seja só à volta da lente. Só se daí vier uma grande vantagem em termos de óptica da objectiva. Se for só para enroscar lentes não acredito, nem a Apple é de partes móveis.

    http://www.zdnet.com/blog/btl/iphone-thinnest-smartphone-win-apple-brings-samsung-patent-fight-to-uk/58106

    ResponderEliminar