2014/08/30

Leap Motion quer ser o controlador ideal para a realidade virtual


A Oculus VR, agora do Facebook, muito tem impulsionado o desenvolvimento e avanço da realidade virtual com os seus Oculus Rift, mas para que esta tecnologia conquiste o público há ainda muitas arestas por limar. A Leap Motion quer ajudar nessa vertente, mostrando que pode ser o controlador ideal para a realidade virtual.

Depois do impacto inicial de se entrar num mundo virtual e se ficar fascinado a olhar para todo o lado, a sensação que se segue é a de que nos "faltam" os braços e pernas. Isto não é grande problema em jogos onde se esteja sentado no cockpit de um carro ou nave espacial, mas em noutro tipo de jogos ou programas, torna-se um pouco desconcertante.

Para minimizar esse problema há controladores como os Hydra que nos permitem posicionar as mãos num espaço 3D, mas... o Leap Motion é capaz de fazer melhor.

Com o Leap Motion podemos transpor as nossas mãos de forma quase real para o interior do mundo virtual, com a vantagem adicional de podermos igualmente ver em vídeo real o que se estiver a passar no exterior. No exemplo apresentado, vemos os braços reais com o "esqueleto" digital sobreposto.

A empresa está já a trabalhar num Leap Motion preparado exclusivamente para a realidade virtual, contendo câmaras a cores de alta-definição que permitam exibir o mundo real com maior qualidade do que a das câmaras IR do sistema actual... e parece-me que será uma excelente opção que combinará perfeitamente com os Oculus Rift e evitar ter que recorrer a controladores/manipuladores externos para se saber por onde andam as nossas mãos.


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)