2014/09/29

Apple diz que iPhone não se deve usar no bolso... desde o iPhone 3G


À parte do caso bendgate e as questões de o novo iPhone 6 se dobrar nos bolsos das calças mais justas, e onde algumas pessoas até dizem jocosamente de que a Apple irá dizer para não se colocar o iPhone no bolso... a verdade é que a Apple já tem vindo a dizer isso, desde os tempos do iPhone 3G - e não pela possibilidade de o mesmo se dobrar, mas pelas "indelicadas" questões das radiações electromagnéticas.

O tema das emissões electromagnéticas, tanto dos telemóveis como das redes WiFi e outras, são um tema que de tempos a tempos lá aparece em estudos que revelam o seu potencial perigo - e prontamente respondidas por novos estudos que vêm assegurar os consumidores de que não há perigo nenhum.

Isto faz com que as marcas tentem tomar todas as precauções, e no caso da Apple (e não só) isso passa por colocar no manual de instruções - aquela coisa que ninguém lê - que os utilizadores deverão transportar os seus iPhones a mais de 10mm de distância do seu corpo para garantir que a exposição à radiação electromagnética fica abaixo dos níveis recomendados.


Portanto, mesmo sem bendgate e sem piadas à mistura: a Apple refere mesmo que deverão manter o vosso iPhone afastado do corpo, o que elimina logo à partida a sua utilização nos bolsos das calças onde o mesmo ficará praticamente encostado à pele.

A verdade é que não se sabe mesmo qual serão os impactos de toda esta tecnologia, e muitos especialistas prevêem que o número de cancros no cérebro irá aumentar nas próximas décadas, pois os potenciais efeitos de andarmos com estas fontes de radiação tão perto do nosso corpo de foram contínua são coisas que só serão detectadas ao fim de muitos anos de exposição. E dá que pensar que com a quantidade de wearables que se começam a avolumar, vamos ficando com cada vez mais e mais aparelhos electrónicos "colados" ao corpo.

1 comentário:

  1. A Apple conta com cada piada...

    Já agora, eu ando com o meu a levitar ao meu lado :D

    Há-dem ter sempre alguma clausula para aplicar se algo não corre bem...Typical Apple ;)

    ResponderEliminar