2014/09/23

Bug nos SSD Samsung 840 EVO causa enorme lentidão nos dados antigos


Quem compra um SSD preocupa-se em ter o máximo desempenho na sua máquina... por isso tornar-se-á ainda mais caricato que um dos modelos mais populares e recomendados - o 840 EVO da Samsung - tenha um bug que faz com que a velocidade no acesso a alguns dados seja extremamente lenta.

Os Samsung 840 EVO são SSDs bastante populares e que têm obtido excelentes resultados em todo o tipo de testes, mas mais recentemente têm surgido relatos que revelam um estranho bug que faz com que os dados mais antigos sejam acedidos a velocidades extremamente lentas. Portanto, se têm um destes discos e têm notado um comportamento estranho, com velocidades rápidas em coisas recentes, mas aceder a dados com mais de um mês a obrigar a uma grande dose de paciência... o problema não é vosso.



Felizmente a Samsung já reconheceu o erro e diz que está a trabalhar numa correcção, embora ainda não tenha indicado uma data para a disponibilizar. E uma vez mais se volta a colocar a questão de actualmente sermos todos uns autênticos beta-testers de todos os produtos que são lançados (e ainda por cima, temos que pagar por isso e sofrer todos os inconvenientes... como neste caso ter que lidar com velocidades de um SSD que rivalizam com o de uma disquete! :P)

Em conclusão: se têm um 840 EVO e estão a notar este sintoma... terão que aguentar. Mas não posso deixar de me interrogar sobre todos aqueles que poderão ter um destes discos e que achem que aquilo "é assim"... e passem o resto da vida achando que é normal o seu SSD ter umas pausas absurdas de vez em quando.


Actualização: a Samsung já disponibilizou uma correcção para este problema: Samsung SSD 840 EVO Performance Restoration Software.

4 comentários:

  1. Lindo!!
    Estava eu empolgado para comprar o 840 EVO 250GB mas mSATA.....ainda em fases de procura do melhor preço...quando hoje deparo com esta notícia.
    Agora é estar atento se sai esse update ou se a samsung vai agir como actualiza os smartphones. :-D
    Obrigado pela notícia, Carlos Martins.

    ResponderEliminar
  2. Tenho um de 120GB com Ubuntu (14.04 64bit) e felizmente ainda não notei nada. O mais chato foi antes de o particionar andei foi umas horas a tentar perceber qual a melhor forma de dividir as partições de forma a fazer coincidir os blocos de alocação do sistema operativo com os eraze-blocks do disco que neste modelo são de 1536k (um valor um bocado fora do normal) mas depois cheguei à conclusão que o mais simples é meter as partições a começar em multiplos de 6megas.
    Mas em termos de performance o Ubuntu arranca tão depressa que quando o monitor 4k começa a dar imagem já o ubunto está à minha espera a pedir o login ;)

    ResponderEliminar
  3. Da Samsung ja nao me surpreende nada

    ResponderEliminar
  4. ainda não notei nada no meu, espero que continue assim

    ResponderEliminar